
Com os constantes avanços tecnológicos, surgem também novas oportunidades e produtos inovadores para o setor dos brindes publicitários, que são ideais para mostrar que as empresas estão atentas às novas tendências e que acompanham a evolução da sociedade.
No entanto, há outros acessórios promocionais que, devido ao mesmo fenómeno, estão condenados a desaparecer ou, como mínimo, a transformar-se devido à revolução digital. Com a chegada dos smartphones às nossas vidas, e graças à enorme variedade de aplicações e funcionalidades que incluem, muitas das tarefas que geríamos antes no papel, passaram agora a ser administradas através de um teclado, com um pequeno ecrã como intermediário.
Este processo traz consigo vantagens e inconvenientes, como quase tudo. Mas neste artigo não nos centraremos nesse ponto. Queremos, isso sim, identificar quais os brindes que poderão tornar-se obsoletos a curto ou médio prazo devido à utilização crescente dos telemóveis e analisar que possibilidade existe de que desapareçam completamente do mercado dos brindes promocionais.

- Calendários de empresas
Os calendários de papel são provavelmente os mais afetados com a generalização dos smartphones. Seja porque querem ter a secretária mais impa e organizada, por razoes estéticas ou porque simplesmente não têm uma parede próxima onde estes objetos se possam pendurar, são cada vez mais os profissionais que optam pelo formato digital para assinalar dias e momentos importantes.
Além disso, já existem muitas aplicações que permitem sincronizar o calendário com as contas de e-mail, permitindo assim partilhar informações sobre reuniões e outros compromissos com colegas de trabalho, algo muito útil no âmbito empresarial ou mesmo em certas situações pessoais.

No entanto, a favor do calendário clássico, há que dizer que continua a ser muito útil, uma vez que, se dispuser do espaço necessário, pode verificar rapidamente a data e os possíveis eventos que anotou nesse ponto. Este é um ponto contra o telemóvel, pois são necessários vários passos para chegar à aplicação e consultar a data em questão.
- Cadernos e agendas personalizadas
Este é outro exemplo que deve ser mencionado, mas com certas reservas, dado que há ainda muitas empresas que continuam a comprar e a distribuir cadernos e agendas personalizadas com o logo da marca. Embora os smartphones permitam fazer anotações e tenham um calendário integrado (com alertas incluídos), podem ser pouco práticos e seguros para alguns utilizadores.
Tal como acontecia no ponto anterior, pegar numa caneta e tomar notas num caderno ou agenda é mais simples e rápido do que abrir a aplicação correspondente e ter que digitar o texto no teclado do telefone. Da mesma forma, existem preocupações sobre o armazenamento de informações delicadas e confidenciais de uma empresa, num objeto que se perde ou rouba com mais frequência. Além disso, se algum pirata informático entrar na sua conta de e-mail, pode chegar facilmente a todos os seus dados.

Portanto, ainda são muitos os que optam pelo sistema tradicional. Apesar das agendas publicitárias e os cadernos em papel pesarem um pouco mais, ainda têm algumas vantagens em termos de confiabilidade e pragmatismo.
- Lanternas publicitárias
Hoje em dia qualquer telemóvel tem a função de lanterna, pelo que este é outro dos acessórios de merchandising que corre o risco de ficar obsoleto. Quando perdemos um objeto em casa ou procuramos algo no carro e estamos num parque de estacionamento, onde geralmente há pouca luz, a primeira coisa que fazemos, quase todos, é acender a lanterna do smartphone. Sem dúvida, é mais rápido do que ir buscar a lanterna que guardamos no armário. E muitas vezes nem sequer a temos por perto (enquanto que o telemóvel sim, vai sempre connosco), pelo que neste caso, sem dúvida, o smartphone sai a ganhar.

No entanto, isto aplica-se às situações do dia a dia nas quais só precisamos de um pequeno ponto de luz que nos sirva de referência durante uns instantes. Mas há setores profissionais onde ainda são necessárias lanternas com maior potência e com uma iluminação mais consistente e duradoura. Além disso, estes acessórios continuam a ser muito práticos para usar em atividades noturnas ao ar livre, em excursões ou em partes de campismo, pelo que continuam a existir vários públicos potenciais para as lanternas como brindes corporativos.
- Estações meteorológicas
Mais uma vez, estamos perante um «sim, mas …» uma vez que, neste caso, as aplicações móveis podem fornecer-nos informações muito semelhantes às das estações meteorológicas, mas com alguns inconvenientes. É verdade que no telemóvel se pode verificar a hora, o estado do tempo, o nível de humidade, e outros dados práticos, mas quase sempre essas informações estão dispersas entre várias apps.
Já as estações meteorológicas publicitárias agrupam todos esses dados num único dispositivo, que pode ser consultado rapidamente na secretária lá de casa ou no escritório. Além disso, serão relativos ao local onde estamos e não à cidade ou região.

5. Alguns brinquedos e jogos
Para concluir este artigo sobre os brindes corporativos que podem ficar obsoletos com o tempo, referimos outro exemplo que também é bastante relativo: os jogos. Obviamente, é muito mais fácil e prático jogar ao xadrez ou às cartas no telemóvel. No entanto, e a pensar principalmente nos mais pequenos, perde-se a interação social que sempre esteve associada a estas atividades de entretenimento.
Por isso, nesta categoria incluiríamos apenas alguns desses hobbies. E só parcialmente, já que as experiências de jogar online com um dispositivo ou de partilhar a experiência com mais pessoas são radicalmente diferentes. Há, por isso, muitas empresas que não renunciam a esse vínculo humano, e que fazem questão em oferecer brinquedos e jogos (os de sempre) como brindes a clientes, para combater a solidão na era digital que começa a preocupar a alguns especialistas.

Estes são alguns dos brindes personalizados que poderão ir perdendo peso com o tempo e com a generalização do uso de apps e do smartphone. Mas, como referíamos, isso não significa que desapareçam totalmente, dado que ainda apresentam algumas vantagens e características que não poderão ser substituídas por um dispositivo electrónico. Está de acordo? Lembra-se de outros acessórios publicitários que poderão ficar obsoletos? Deixe-nos um comentário com a sua opinião.