Num contexto cada vez mais consciente a nível ambiental, os sacos de tecido tornaram-se comuns para muitas pessoas e empresas. Resistentes, reutilizáveis e com potencial promocional, adaptam-se a todo o tipo de necessidades: desde fazer compras até oferecer em feiras ou eventos corporativos.
Tratam-se de ferramentas de marketing muito valorizadas devido à sua utilidade e à visibilidade de marca que proporcionam. São utilizadas diariamente, costumam ser económicas e oferecem uma ampla superfície de personalização, permitindo exibir o logótipo de forma vistosa e chamativa.
No entanto, nem todos os sacos de tecido são iguais. Existe uma grande variedade de modelos e designs cujas características e materiais de fabrico os distinguem. De facto, só no catálogo da Gift Campaign encontram-se mais de 500 opções para este tipo de artigo. Vamos apresentá-las, começando pelos sacos de algodão personalizados.
· Sacos de algodão personalizados
Uma das opções mais populares. Isto deve-se tanto à sua vertente natural como à comodidade de uso que proporcionam, uma vez que são suaves, resistentes e apresentam um design autêntico. Além disso, têm um preço razoavelmente acessível e estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos e formatos: com cores, asas longas ou curtas, com rede, com fecho de cordões ou bolso, entre outros.
Por todos esses motivos, são muito populares em eventos como feiras e congressos, e geralmente são o “brinde principal”, incluindo outros produtos promocionais no interior, tais como cadernos, pen drives, esferográficas, etc. Devido à sua versatilidade em termos de aparência, podem ser adaptados a uma grande variedade de imagens de marca, apresentando coerência total com diferentes empresas e os seus respetivos valores.
Importa referir que os sacos de algodão também se destacam por poderem ser lavados e mantidos livres de sujidade e germes. Assim, caso se pretenda mantê-los em condições ótimas, basta ter em conta algumas dicas de limpeza para sacos de tecido.
· Sacos non-woven
Também conhecido como “tecido não tecido” ou “TNT“, este material é muito interessante porque simula os sacos convencionais de tecido, mas, em termos de composição, são muito diferentes. Este tipo de tecido é composto por um grande número de fibras que não são tecidas, ou seja, não são fios entrelaçados, apesar de o parecerem.
Durante o processo de fabricação, as fibras são unidas por um processo de calor ou pressão. Devido a isso, o saco não se desfiará e poderá imitar a aparência e textura de um tecido convencional, sendo igualmente económico.
Destaca-se por ser um material leve e económico, sendo ideal para grandes produções. No entanto, a sua resistência é ligeiramente inferior à de outros materiais.
Evidentemente, também são aptos para imprimir logótipos vivos e coloridos, o que também os converte em opções comuns em feiras e eventos ou como sacos corporativos em qualquer âmbito.
· Sacos personalizados de juta
A juta é uma fibra vegetal muito resistente, utilizada na produção de todos os tipos de objetos têxteis com um aspeto rústico e elegante.
Tal como acontece com outras opções, este material é transformado em fios que são tecidos, resultando num produto um pouco mais rígido em comparação com o algodão. É de destacar que estes sacos são recicláveis e biodegradáveis, portanto, não só ajudam o planeta minimizando o impacto no seu fabrico, mas também no posterior tratamento de resíduos.
Pelas suas características e material, os sacos de juta quase sempre contam com uma superfície castanha ou bege e o preço é um pouco mais elevado em comparação com o algodão. Mas compensa pelos valores de sustentabilidade e cuidado com o planeta transmitidos por este material.
As suas opções de personalização, são semelhantes às dos modelos anteriores.
· Sacos de plástico reciclado (RPET)
Este tipo de acessórios combinam resistência com uma poderosa mensagem ecológica. São fabricados a partir de garrafas de plástico recicladas. Transmitem uma imagem moderna e sustentável, além de oferecerem uma durabilidade excecional.
Por sua vez, os sacos de RPET são uma excelente oferta e/ou ferramenta promocional em campanhas de sensibilização, ações de responsabilidade social, lojas ecológicas ou eventos corporativos com uma perspetiva ambiental.
Deste modo, é também um material apto para impressão, permitindo que as empresas deixem a sua marca em cada detalhe corporativo que entregam.
· Sacos de bambu e palha de trigo
Tanto o bambu como a palha de trigo são fibras vegetais que estão a ser cada vez mais utilizadas como alternativa ao plástico e ao algodão tradicional. Entre as suas principais vantagens destaca-se o facto de serem materiais renováveis e biodegradáveis, apresentarem designs de toque suave e aspeto natural, e projetarem uma imagem moderna e inovadora que beneficia todas as empresas que integram este tipo de acessórios no seu merchandising. Também permite personalização!
· Sacos de poliéster
Outro material imprescindível neste artigo é o poliéster, um tipo de resina plástica obtida a partir do petróleo. Como resultado, obtêm-se produtos duradouros, económicos, com elevada resistência ao uso, fáceis de dobrar e perfeitamente personalizáveis através de diferentes técnicas de impressão. Além disso, resiste bem à humidade e combina-se facilmente com outros tecidos (como, por exemplo, o algodão).
Ainda que seja um tipo de material não biodegradável, este pode ser reciclado. De facto, muitos sacos com este tipo de tecido são feitas a partir de poliéster já reciclado.
· Sacos de feltro
Criado a partir de fibras prensadas, o feltro é um têxtil que não é tecido, uma vez que várias camadas de fibras de lã ou pelo são aglomeradas através de vapor e pressão. A sua principal vantagem é poder ser facilmente moldado, sendo possível adaptá-lo à forma necessária, como é o caso dos sacos.
É robusto, elegante e muito resistente ao uso e ao desgaste. Além disso, é excelente para impressão ou gravação a laser, o que o torna num material ideal para sacos promocionais.
É importante referir que pode ser fabricado com poliéster reciclado, um aspeto que, para além das vantagens mencionadas, também ajuda a reforçar o valor sustentável e o compromisso ambiental das empresas que o integrem entre os seus produtos corporativos.
· Tabela comparativa dos diferentes materiais
Como foi possível verificar, existe uma ampla variedade de possibilidades à sua disposição. Procura algo clássico e natural? Aposte no algodão. Pretende algo mais resistente e rígido, ainda que mais dispendioso? Na juta. Deseja transmitir uma identidade de marca ecológica? Opte por materiais como a fibra de bambu ou o RPET, por exemplo.
Sabendo que se trata de muita informação, preparámos-lhe uma tabela comparativa como forma de resumo.
Material | Origem | Vantagens | Desvantagens | Usos mais comuns |
Algodão | Natural (fibra vegetal) | Biodegradável, lavável, resistente, boa qualidade de impressão | Custo mais elevado que outros materiais | Compras, feiras, lojas tecnológicas |
Non-woven | Sintético | Económico, ligeiro, personalizável, boa relação qualidade-preço | Não é biodegradável, dura menos que os outros | Eventos, congressos, ações em grande escala |
Juta | Natural | Ecológico, resistente, aspeto rústico premium | Menos versátil para impressõ, toque mais áspero | Embalagens sustentáveis, brindes de empresa, produtos gourmet |
RPET | Sintético | Reutiliza resíduos resistentes, imagem ecológica e moderna | Não é biodegradável, processo de reciclagem mais intensivo | Campanhas sustentáveis, comercios ecolíogicos |
Bambu e palha de trigo | Natural (fibras vegetais) | Inovadores, biodegradáveis, suaves, esteticamente atrativos | Menor oferta, menos conhecidos | Merchandising sustentável, feiras |
Poliéster | Sintético | Muito resistente, grande variedade de designs e cores, apto para dobrar | Não biodegradável, imagem menos ecológica (se não for reciclado) | Mochilas promocionais, sacos desportivos dobráveis |
Feltro | Sintético e reciclado | Robusto, elegante, boa resistência e apresentação | Pode ser mais pesado e nem sempre é ecológico | Sacos corporativos, brindes de empresa, documentos |