Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

O êxito da economia circular e dos brindes promocionais ecológicos

Por Gift Campaign no dia 18 Julho 2022
economia circular

Todos somos cada vez mais conscientes da necessidade de uma rápida mudança nos nossos hábitos do dia a dia, já seja nas nossas casas: com produtos eco, através de ciclos de reciclagem, ao ser defensores de um consumo que seja responsável; ou mesmo no exterior, aptando por processos de produção de qualidade e ecológicos. De mãos dadas com a emergente evolução pela sustentabilidade do nosso planeta que se têm vindo a defender e apostando cada vez mais em recursos naturais e pela conservação deles, nasce o conceito da economia circular.

 ·  O que é a economia circular

Um conceito que associa o desenvolvimento económico à melhor utilização dos recursos naturais que nos são dados pelo nosso planeta. Este processo foca-se em processos de fabricação sem precisar de usar a matéria-prima base, priorizando assim, o uso de materiais recicláveis e renováveis.   

A era da economia linear está a tornar-se cada vez mais obsoleta, já que a sua linha de vida não tem benefícios para o bem-estar do nosso planeta nem da humanidade, esta economia baseia-se em extrair a matéria prima, produzir, consumir e descartar. Num cenário onde temos conhecimento diário dos efeitos negativos e de todas as alterações climáticas que o nosso planeta está a sofrer, vincular esta mudança através de uma economia eficiente e com o uso apropriado dos recursos oferecidos pelo nosso planeta é um grande benefício para todos.

sustentabilidade planeta

Os seus benefícios são inúmeros, o maior e mais importante, proteger o meio ambiente, logo beneficiar da economia local, independência a nível de recursos ao fazer reciclagem e acabar com a necessidade de importação de matéria-prima, redução da emissão de resíduos, combate as alterações climáticas, novas relações com o cliente apostando em programas de retoma, entre outros.

No caso da economia circular a ideia é que estas matérias primas se mantenham mais tempo nos ciclos produtivos e no final de vida de cada produto seja possível transforma-los em resíduos que se produzirão com a finalidade de voltarem a servir como matéria-prima para novos produtos, isto de uma forma repetitiva e sempre respeitosa com o meio ambiente. Propondo assim eliminar o conceito de lixo e que os materiais sejam sempre aproveitados ao máximo, utilizando a trajetória Cradle to Cradle.

 ·  A importância dos 7 Rs na economia circular

Contudo existem processos que têm com principal objetivo a mudança dos hábitos sociais na vida quotidiana dos habitantes, os 7 Rs são o exemplo do caminho responsável pela sustentabilidade e pela economia circular. Conheça-os!

Repensar – analisar os hábitos comuns e revisar os artigos de modo a que a sua fabricação consuma o mínimo de matérias-primas possível. Adquirir apenas o que é necessário.

Recusar – Dizer não às empresas que não respeitem a natureza dos seus produtos nem o meio ambiente. Apostar num modelo mais sustentável reduzindo assim o impacto no planeta.

Reduzir – Ao utilizar produtos e embalagens na medida certa e de uma forma correta irá reduzir a quantidade de resíduos.

Reparar – Apostar na reparação dos produtos que se estragam e procurar o seu arranjo antes de pensar em comprar um novo.

Reutilizar – Como forma de aumentar a durabilidade de vida de um produto é possível, através da criatividade, poder utilizar o mesmo produto para fins diferentes.

Reciclar – Apostar em práticas de reciclagem dos resíduos que consume e utilizar matéria-prima que tenha disponível para fabricar novos produtos.

Reintegrar – O que não pode ser reciclado, pode ser reintegrado na natureza. Os produtos orgânicos não-recicláveis podem voltar à natureza em forma de compostagem.

Em Portugal, são cada vez mais as empresas a aderir a este programa de sustentabilidade através da consciência social cada vez mais presente. Poder elaborar uma estratégia comercial, baseada em orçamentos de sustentabilidade e de economia circular traz mais benefícios que riscos para todos. E em Portugal a tendência é cada vez mais de crescimento, já são mais de 1500 as empresas e negócios que apostam numa economia circular.

 ·  O papel dos brindes ecológicos na economia circular

brindes personalizados eco

Devido à constante inovação que vivemos, as empresas têm cada vez mais, um papel bastante importante, para seguirmos um caminho positivo e assim poder ajudar o nosso planeta. E é aqui que entram os brindes ecológicos e a sua ampla gama, disponíveis em diversos modelos, matérias, cores, tamanhos… Este é o merchandising ideal para promover a sua empresa e surpreender o seu público-alvo.

Vinculado à consciência, que cada vez mais se está a implementar na sociedade, o merchandising ecológico tem vindo a ganhar importância no sector dos brindes e por isso são cada vez mais as opções ao seu dispor e as empresas interessadas neste produto. Estes artigos publicitários são produzidos através de matérias recicláveis ou biodegradáveis, como podem ser exemplo, o bambu, o rPET, a cortiça, o cânhamo, a madeira, entre outros.

Ao oferecer produtos ecológicos, demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade do planeta e o interesse em transformar o seu percurso em pegadas verdes. Isso motiva os ofertados, sejam eles clientes, trabalhadores ou fornecedores.

Oferecer brindes de usabilidade diária e de uma grande utilidade, para além de dar muita visibilidade à empresa fará com que os ofertados jamais se esqueçam do momento em que receberam o artigo e relembrem sempre a empresa e a marca.

O mais importante é podermos contribuir na mudança, que é tão necessária para o nosso planeta. Já seja de forma ativa, aplicando mudanças no nosso dia-a-dia ou sensibilizando os indivíduos, ensinando e demonstrando que o uso de artigos ecológicos trazem inúmeros benefícios para a nossa vida.

E você aplica o conceito de economia circular na sua empresa? Utiliza uma produção sustentável e amiga do ambiente? Conte-nos tudo nos comentários!

Publicado em Casos de sucesso, Novidades e etiquetado marketing, sustentabilidade.
Partilhar
←  SeguinteComo funciona a impressão por sublimação? Tudo sobre esta técnica
Anterior  →Presentes de casamento para surpreender e conquistar os convidados

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt