Os brindes ecológicos são uma tendência crescente devido ao aumento da consciência de cuidar do planeta. É cada vez mais comum incorporar merchandising sustentável ​​que possa ser reciclável, biodegradável ​​e que inclua materiais como a fibra de bambu, RPET ou similares na sua composição. Por este motivo, criamos esta secção para que possa encontrar os seus brindes e, desta forma, os poder entregar aos seus clientes ou colaboradores, passando a mensagem de que a sua empresa está totalmente identificada com o respeito pelo ambiente.


Cores
Castanho
Preto
Azul
Vermelho
Branco
Cinzento
Amarelo
Verde
Cor-de-laranja
Cor-de-rosa
Turquesa
Natural
Prateado
Violeta
Transparente
Fúcsia
Pedido mínimo
Outros filtros

Itens 1 a 48 de 259

Ordenado por 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6

Filtros aplicados:

Itens 1 a 48 de 259

Ordenado por 

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6

Filtros aplicados:

RECOMENDAÇÕES PARA OS SEUS BRINDES SUSTENTÁVEIS

 

brinde ecológico

O que faz com que um brinde seja ecológico?

Para que um brinde publicitário possa ser considerado como ecológico, convém ter em conta diversos fatores:

Primeiro, que a própria estrutura ou parte dela seja biodegradável. Segundo, há que considerar a embalagem ou o recipiente que contenha o produto, visto que os que não disponham da mesma ou tenham uma diminuta serão melhores, pois não geram resíduos. Além disso, caso tenham uma, convém destacar materiais como o papel, vidro ou aqueles que sejam reciclados ou que se possam reciclar várias vezes.

Por outro lado está a produção, na qual há que salientar que serão mais sustentáveis os produtos que usem menos energia, emitam menos gases de efeito de estufa e gerem menos resíduos. Adicionalmente, há diversas organizações que garantem que este processo seja mais respeitador do meio ambiente e que seja gerido de forma ética e justa, atribuindo certificações como a OEKO-TEX, GRS, GOTS ou Fairtrade, entre outras.

Evidentemente, se o merchandising for produzido no próprio país é gerado um menor impacto ambiental, permitindo apoiar a economia local e os pequenos produtores.

Por fim, a vida útil é outro fator a considerar. Os que são duradouros necessitarão de substituição muito mais tarde, pelo que não será preciso fabrico novo.


Tenha em conta a pegada de CO2 na hora de comprar os seus brindes

A pegada de carbono serve para medir as emissões de gases prejudiciais para o meio ambiente. Por isso, é importante conhecer o seu impacto e reduzi-lo para o mínimo.

A cada atualização do nosso catálogo incluímos progressivamente mais gadgets ecológicos para oferecer mais alternativas de publicidade sustentável.

Além disso, trabalhamos para fazer com que o impacto do fabrico seja cada vez menor e, por isso, contamos com uma ampla gama de produtos feitos de materiais reciclados, assim como de outros em que 2% dos lucros são destinados à water.org. Poderá reconhecer estes artigos porque na sua ficha aparecerá uma gota de água.

Certificado GOTS saco

Não se esqueça de consultar a certificação do merchandising

Na nossa coleção encontrará brindes publicitários ecológicos com diferentes certificações dependendo do controlo realizado. Em seguida, explicamos-lhe as mais importantes:

  • GOTS: é uma norma internacional para produtos têxteis elaborados com fibras orgânicas. Ter esta certificação significa que o produto contém pelo menos 70% de fibras têxteis orgânicas, foi produzido cumprindo com as normas ambientais, sociais e de direitos dos trabalhadores.
  • GRS: aplica-se a produtos têxteis feitos de materiais reciclados. Foi criada para promover o uso responsável dos recursos, proporcionar rastreabilidade e garantir a transparência ao longo de toda a cadeia de fornecimento.
  • RCS: estabelece os requisitos para a rastreabilidade e verificação de materiais reciclados utilizados no fabrico de produtos têxteis. Portanto, permite que os consumidores possam identificar com certeza a origem e o conteúdo dos materiais reciclados utilizados.
  • FSC: é uma norma internacional para a gestão florestal responsável. Possuir esta certificação significa que a madeira utilizada provém de bosques onde se conserva a biodiversidade. Aliás, garante que se cumprem elevados padrões ambientais e sociais de gestão florestal.
  • Fairtrade: também denominada de comércio justo, é um movimento global que se compromete a promover condições comerciais justas e éticas para os pequenos produtores nos países em desenvolvimento. O seu objetivo é reduzir a pobreza, melhorar as condições de vida das comunidades produtoras e promover a sustentabilidade.
  • Cradle to Cradle: focada na gestão e design de produtos, tendo como objetivo criar uma economia circular sustentável. Na prática, pretende desenhar produtos para que no fim da sua vida útil possam ser completamente reutilizados para criar um novo produto ou que possam ser eliminados de forma segura sem gerar resíduos contaminantes.

Para terminar, queremos destacar uma série de brindes que contam com Aware™, um sistema criado pela RCS para rastrear o percurso das garrafas recicladas, de maneira que se possa verificar que estes recipientes são realmente reciclados de forma responsável, assegurando assim uma maior transparência no processo.

Escova de bambu

Os materiais mais ecológicos e sustentáveis

Os materiais utilizados no merchandising ecológico afetam diretamente a sua sustentabilidade, pelo que lhe explicamos quais são as opções mais destacadas:

  • Madeira: é biodegradável, duradoura e pode-se reciclar e reutilizar. Adicionalmente, deve proceder de exploração florestal gerida de forma responsável. Neste âmbito, há que destacar o bambu pela sua resistência e rápido crescimento como planta e a cortiça porque a sua recolha é efetuada sem necessidade de abater árvores.
  • Tecidos ecológicos: elaborados com fibras vegetais como o algodão orgânico, linho, cânhamo ou juta, excluindo o uso de pesticidas químicos e empregando a técnica de rotação de culturas. São materiais transpiráveis, leves, resistentes e capazes de absorver a humidade.
  • Papel de pedra: uma alternativa inovadora para os cadernos, já que se consome muito menos água e se emite menos CO2 e é um papel resistente, impermeável e reciclável.
  • Materiais reciclados: como o próprio nome indica, provêm da transformação de resíduos ou outros produtos. Geralmente, os mais habituais são o vidro, papel, plástico, alumínio e aço. Entre estas possibilidades, um dos mais destacados é o rPET.
  • Outros materiais orgânicos: entre os quais há que salientar o PLA (ácido poliláctico), que é feito de recursos renováveis como o amido de milho e a cana-de-açúcar e se biodegrada de forma rápida; as cascas de grãos de café descartadas, que se podem usar para o fabrico de novos artigos; a palha de trigo que é a parte que resta depois da colheita e que se pode misturar com plástico para criar um material mais resistente e ecológico.

Quer saber mais?

Se quer saber mais detalhes sobre sustentabilidade, pode consultar o nosso blogue. Concretamente, convidamo-lo a consultar a nossa publicação sobre Green Marketing para conhecer mais práticas verdes que se podem ter na empresa.

Por outro lado, já lhe mencionámos os produtos Fairtrade e, por isso, dedicamos uma publicação a falar sobre esta prática de comércio justo.

Finalmente, não se esqueça de ler o nosso artigo sobre economia circular, visto que é uma prática útil para ajudar a sustentabilidade.



PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MERCHANDISING ECOLÓGICO

Que brindes promocionais ecológicos têm à venda?

Nesta secção encontrará todo o tipo de opções para oferecer aos seus clientes, colaboradores, participantes num evento... Primeiro, temos artigos como as usb madeira personalizada ou as canetas corporativas, sendo estas últimas também feitas de bambu, cartão, papel... De igual modo, encontrará alternativas de cadernos feitos com materiais semelhantes aos anteriores, incluindo, nalguns casos, uma caneta. Tampouco faltam as canecas (copos e térmicas), as garrafas, os termos ou as lancheiras para levar diariamente. Finalmente, verá alguns guarda-chuvas, sacos e vasos personalizados com distintos formatos que poderá personalizar.

Porquê comprar brindes para empresas?

Os brindes empresariais ecológicos são uma magnífica maneira de chegar ao seu público, quer se trate de clientes habituais como de alguns novos. Por um lado, mantêm-se todas as vantagens dos brindes publicitários: o sentimento de agradecimento, o gerar da visibilidade da marca, a melhoria da imagem... Contudo, além disso, convém ter em conta a mensagem que se transmitirá com os mesmos. Caso optar por escolher brindes corporativos sustentáveis, transmitir-se-á a firme intenção de cuidar mais do planeta utilizando processos e recursos que gerem um menor impacto, propiciando um maior respeito pelo meio ambiente.

Como se personalizam estas lembranças?

O merchandising ecológico utiliza diversos materiais no seu fabrico, dependendo do produto publicitário escolhido: madeira, fibra de bambu, cascas de café, rPET, algodão amido de milho... No entanto, as opções habituais de personalização do logótipo continuam intactas, permitindo igualmente criar um brinde empresarial sustentável, atrativo e que gere notoriedade. Poderá ver que incluímos opções como a tampografia ou a serigrafia para fazer com que os seus desenhos sejam exibidos a uma ou várias cores. Também verá que a gravação a laser é comum em muitos dos brindes. Consulte em cada página a marcação disponível para a sua escolha.

O que faço com um artigo no fim da sua vida útil?

Se o artigo ainda funcionar, considere doá-lo a alguma organização benéfica que possa dar uma segunda vida a este produto. Caso não o seja possível aproveitar, o ideal será reciclar os elementos que sejam recicláveis e leve os que necessitarem de processamento especial (como é o caso dos gadgets) a um ponto de recolha habilitado pelo seu município.

Quais as vantagens em oferecer merchandising sustentável?

Este tipo de brinde contribui para cuidar do meio ambiente e promover práticas mais sustentáveis visto que pode cumprir uma ou várias destas características: pode ser reciclável ou biodegradável, produzido de forma responsável, feito de materiais reciclados... Além disso, graças a eles reduz-se a quantidade de resíduos gerados, pois são produtos reutilizáveis e que depois podem ser processados para usar alguns componentes noutro fabrico. Reduz-se o consumo e o desperdício de materiais como o plástico. Finalmente, também são uma boa maneira de consciencializar a sociedade para criar uma cultura mais focada no cuidado do planeta.

Como posso saber se um brinde é ecológico?

O material é crucial quanto a este fator visto que, se for biodegradável, reciclável, reciclado ou orgânico, contar-se-á com uma alternativa mas respeitadora do meio ambiente. Depois, o elemento-chave do visual está na certificação que possuir, já que as organizações internacionais que as estabelecem são a garantia de que este brinde é ecológico.


 

 

OUTRAS CATEGORIAS DE BRINDES PUBLICITÁRIOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

 

★ OPINIÕES