
Em 2026, Portugal volta a receber um conjunto de feiras e eventos profissionais que prometem movimentar vários setores da economia. O calendário oferece oportunidades relevantes para empresas que procuram reforçar a sua presença, gerar contactos e acompanhar as tendências do mercado.
A seguir, apresentamos as principais feiras e eventos profissionais que terão lugar em Portugal em 2026 e como podem representar uma oportunidade para impulsionar a sua estratégia de marketing.
Janeiro 2026
Exponoivos: 24 e 25 de janeiro de 2026, na Exponor, Porto. Feira dedicada ao setor nupcial, apresentando as últimas tendências para casamentos.
Fevereiro 2026
PET FESTIVAL: 6 a 8 de fevereiro de 2026, na FIL, Lisboa. Festival dedicado aos animais de companhia, com diversas atividades e expositores.
Lisbon Food Affair: 9 a 11 de fevereiro de 2026, na FIL, Lisboa. Feira profissional dedicada ao setor alimentar, reunindo produtores e distribuidores.
Gift Paper – Feira Internacional de Papelaria e Gift: 26 a 28 de fevereiro de 2026, na Exponor, Porto. Um espaço que reúne os fabricantes, distribuidores, importadores e lojistas do setor.
BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market: 25 de fevereiro a 1 de março, na FIL, Lisboa. Principal feira de turismo em Portugal, reunindo profissionais do setor para networking e negócios.
Março 2026
Nauticampo: 11 a 15 de março de 2026, na FIL, Lisboa. O maior evento de atividades outdoor em Portugal, ideal para quem ama aventura e lazer ao ar livre.
Qualifica: 25 a 28 de março de 2026, na Exponor, Porto. Feira de educação, formação e juventude, direcionada a estudantes e profissionais que procuram formação complementar.
Tecnipão: 6 a 9 de março de 2026, na Exponor, Porto. Feira dedicada aos setores da pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria. Palco para apresentação de ideias e troca de conhecimentos com um vasto programa de atividades.
Futurália: 11 a 14 de março de 2026, na FIL, Lisboa. Feira de educação, formação e empregabilidade, direcionada a estudantes, recém-licenciados e profissionais em busca de formação complementar.
Abril 2026
EXPOJARDIM: De 9 a 11 de abril de 2026, no centro de congressos de Lisboa. O ponto de encontro para todos os interessados pela jardinagem e profissionais do ramo.
Expocosmética: 11 a 13 de abril de 2026, na Exponor, Porto. Feira Internacional de Cosmética, Estética, Unhas e Cabelo, reunindo profissionais e marcas do setor da beleza.
uFoodinExpo: 15 e 16 de abril de 2026, na FIL, Lisboa. Um evento de sourcing do setor agro-alimentar, com objetivo de reunir expositores de todo o mundo.
Empack & Logistics & Automation: 22 e 23 de abril de 2026, na Exponor, Porto. O maior encontro com o futuro da tecnologia da embalagem e da logística em Portugal.
Salão Imobiliário de Portugal: 23 a 25 de abril de 2026, na FIL, Lisboa. O Marketplace do imobiliário, onde investidores, empresários e técnicos se encontram para discutir as maiores tendências do setor.
Tektónica: 23 a 25 de abril de 2026, na FIL, Lisboa. Feira líder de construção em Portugal e plataforma para a internacionalização do setor.
SAGALEXPO – Sabores de Portugal: De 13 a 15 abril de 2026 na FIL, Lisboa. Feira dedicada à exportação de produtos e marcas portuguesas, promovendo a qualidade e diversidade da oferta nacional para mercados internacionais.
Maio 2026
Portugal Smart Cities: 12 a 14 de maio de 2026 na FIL, Lisboa. Um evento enfocado no futuro das nossas cidades, com o objetivo da incorporação de diversas áreas para melhorar a vida dos cidadãos.
ECAR SHOW: 15 a 17 de maio de 2026 na FIL, Lisboa. Um evento enfocado no futuro das nossas cidades, com o objetivo da incorporação de diversas áreas para melhorar a vida dos cidadãos.
ITF INTERTEX Portugal: 19 a 21 de maio de 2026 na Exponor, Porto. Uma das exposições mais influentes da indústria têxtil onde participam profissionais, empresas e organizações deste sector, de todo o Mundo.
360 Tech Industry: 20 e 21 de maio de 2026 na Exponor, Porto. Feira profissional dedicada à transformação digital da indústria, reunindo soluções e tendências em automação, robótica, manutenção, impressão 3D, inteligência artificial e tecnologias emergentes.
expoMECÂNICA: 29 a 31 de maio de 2026 na Exponor, Porto. Uma feira onde serão apresentadas novidades do setor, formação, demonstrações ao vivo e concursos.
Junho 2026
SNACKEX: 17 e18 de junho de 2026 na FIL, Lisboa. Feira internacional dedicada a snacks salgados e frutos secos, consolidando-se como o principal ponto de encontro empresarial do setor.
Feira Nacional da Agricultura: 6 a 14 de junho de 2026, no CNEMA, em Santarém. Feira dedicada ao setor agrícola nas vertentes de maquinaria, equipamentos, serviços, fatores de produção e também produtos agroalimentares.
Expo Salão Veículos Eléctricos e Híbridos: 19 a 21 de junho de 2026, na Expo Salão, na Batalha. Promove e impulsiona a mobilidade sustentável, reunindo as principais marcas, fabricantes e fornecedores do setor.
Setembro 2026
GSE EXPO: 15 a 17 de setembro de 2026, na FIL, Lisboa. Feira no setor de equipamentos para aviação, logística de pista (GSE), que reúne fornecedores e compradores profissionais.
Outubro 2026
World Aviation Festival: 13 a 15 de outubro de 2026, na FIL, Lisboa. Um dos maiores eventos internacionais dedicados ao setor da aviação comercial.
Novembro 2026
ExpoALIMENTA: 5 a 7 de novembro de 2026, na Exponor, Porto. Feira Profissional da Alimentação, Maquinaria, Equipamentos e Produtos para a Indústria Alimentar.

· Brindes personalizado:uma ferramenta de marketing valiosa para feiras e eventos
Os brindes publicitários para empresas desempenham um papel decisivo no sucesso de qualquer presença em feiras e eventos profissionais. Mais do que simples objetos, funcionam como ferramentas estratégicas que ajudam a atrair visitantes, criar interação e prolongar o contacto com a marca mesmo depois de o evento terminar.
- Atrair visitantes para o stand
Um brinde apelativo é um excelente chamariz ao seu stand. Objetos úteis, originais ou visualmente interessantes despertam a curiosidade e fazem com que mais pessoas se aproximem. - A importância da personalização
A personalização é chave. Brindes com o logótipo e as cores da marca têm maior impacto. Além disso, podem ser personalizados com uma mensagem direta para o público-alvo do evento, tornando o brinde ainda mais significativo e relevante. - Criar interação com o público
Distribuir brindes facilita o primeiro contacto, tornando a abordagem mais natural. É uma oportunidade para iniciar conversa e apresentar a sua empresa de forma descontraída. - Facilidade de transporte e distribuição
Brindes leves e compactos são fáceis de distribuir e transportar. Isso aumenta a probabilidade de o brinde ser levado para casa, ampliando o alcance da sua marca. - Brindes exclusivos ou premium
Para eventos de networking mais sofisticados ou como parte de uma ação de fidelização, brindes exclusivos ou premium, como canetas de luxo, podem ajudar a criar uma impressão de alto nível e fortalecer o relacionamento com clientes estratégicos. - Prolongar o impacto após o evento
A utilidade do brinde é fundamental para a sua eficácia. Porta-chaves, cadernos ou outros acessórios práticos continuam a ser usados no dia a dia, mantendo a marca presente na rotina dos destinatários.

Para os organizadores deste tipo de eventos, os objetos personalizados com o logótipo contribuem para o bom funcionamento, facilitando a logística do evento. Assim, são um investimento sustentável que pode transformar uma feira num verdadeiro sucesso.