Na Gift Campaign continuamos a avançar a passos largos na nossa expansão internacional. Depois de aterrar em França, Itália e Portugal, eis que chegou a vez da Holanda. Desde o lançamento da primeira loja em Espanha, procuramos constantemente novas formas de crescer, para oferecer a melhor qualidade em brindes empresariais.
Graças à confiança que os clientes depositaram em nós em cada região, pudemos continuar a nossa expansão, mantendo os padrões de qualidade e adaptando-nos a todos os tipos de empresas e públicos. Quer saber em primeira mão os detalhes deste novo projeto? Continue a ler.
O mercado publicitário na Europa
Na Europa, os 10 países principais agrupam 80% do volume de compra de brindes publicitários, e este é um fator relevante a ter em conta na escolha da próxima região onde aterrar. No total, em 2019 o gasto das empresas neste tipo de artigos foi de 14.949 milhões de euros, pelo que a parte correspondente a estes dez países ascende a 11.974 milhões.
O mercado promocional estava a passar por uma época positiva, e a prova disso é que em 2018 os gastos eram semelhantes. Em 2020, a pandemia acabou com esta magnífica evolução, mas as previsões para 2021 são muito positivas.
Além disso, incorporar merchandising corporativo não é um privilégio apenas para grandes orçamentos, pois existem opções para todos os tipos de públicos e empresas. Prova disso é que 40% dos gastos foram feitos por empresas com 9 ou menos trabalhadores.
O contexto para a entrada no mercado holandês
A Holanda tinha uma população de 17.493.763 habitantes no primeiro trimestre de 2021. De acordo com a Plataforma de Produtos Promocionais (PPP), o gasto com produtos promocionais neste país é de 637 milhões de euros. Está no top 10 dos países europeus com maior volume de compras de merchandising corporativo, ao lado de outros países como Espanha, Itália ou França, onde já operamos há alguns anos.
Em média, o gasto ronda os 71 € por colaborador, o que é um valor muito importante a ter em conta, mostrando que o mercado publicitário é muito apreciado na região. As 3 principais categorias que se destacam são: têxteis (com 124 milhões), gadgets eletrónicos e multimédia (101 milhões) e artigos para escolas e escritórios (97 milhões). Cada um destes grupos de produtos representa entre 14 e 17% do valor total e juntos chegam a quase a metade.
Mas… Qual é o valor que os holandeses dão aos presentes corporativos? De acordo com De Ondernemer, uma revista para empresários e PMEs, três quartos de todos os presentes permanecem com o destinatário por mais de seis meses, e 37% ainda os utilizam depois de dois anos. Portanto, pode-se concluir que a eficácia desses objetos publicitários é alta, pois, ao ficar com eles por um período tão longo, a visibilidade do logotipo impresso será significativa.
Para finalizar, e tendo em conta que atuamos no universo online, analisaremos as estatísticas referentes à situação do e-commerce no país.
Segundo a ecommercenews, em 2020 houve um gasto de 26,6 bilhões de euros em compras online, o que é 7% mais que no ano anterior. Claro que esse crescimento foi impulsionado em parte pela COVID-19, e pela necessidade de realizar essas operações em casa para evitar riscos desnecessárias. No total, foram realizadas 335 milhões de compras, o que representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Portanto, estamos perante uma cultura cada vez mais habituada a fazer compras em plataformas digitais.
Como sempre, o nosso principal objetivo é oferecer todo o tipo de merchandising corporativo da mais alta qualidade, ao melhor preço e com um aconselhamento personalizado que permita ao utilizador encontrar exatamente o que procura. Para isso, temos agentes de Atenção ao Cliente naturais de cada país, para poder entender a cultura local, adequando-nos às particularidades de cada região e, também, para prestar o serviço de atendimento na língua nativa. Desta forma, é mais fácil estabelecer um vínculo de confiança com os nossos clientes.
Processo de inovação constante
Desembarcar em diferentes países não significa que deixemos de lado a inovação constante. Continuamos a trabalhar para melhorar os prazos de entrega e reduzir preços, ampliar o catálogo e identificar outros benefícios que possam fazer com que o cliente continue a desfrutar de uma experiência de compra fantástica. Na Holanda continuaremos a oferecer exatamente as mesmas vantagens que encontramos em Espanha, Portugal, Itália e França: atendimento individualizado, descontos por quantidade, técnicas de personalização de qualidade, melhor preço, flexibilidade, entregas rápidas, e muitas outras.
O nosso modelo híbrido de venda intuitiva online combinada com um tratamento personalizado ao cliente continuará em vigor, pois consideramos que é uma parte fundamental na hora de conseguir o melhor resultado possível. É importante saber ouvir a cada utilizador, entender o que este procura e poder aconselhá-lo para que identifique a melhor alternativa. Claro, sem abrir mão de uma plataforma web rápida, simples e funcional.
Trata-se de um crescimento de 360º, durante o qual não perdemos de vista nenhum aspeto: continuaremos a racionalizar processos, a melhorar catálogos, a manter os padrões de qualidade, a oferecer os melhores preços e a aterrar em novas regiões. Tudo isto para continuar a ser uma referência no setor dos brindes publicitários.
Os próximos passos da Gift Campaign
Na Gift Campaign queremos manter a filosofia que nos converteu em líderes nesta área. Durante a nossa expansão internacional queremos dar passos firmes e seguros. Desta forma, garantimos que não perderemos a essência que nos tem caracterizado ao longo de todos estes anos.
A adaptação é a chave para poder oferecer ao público o que ele precisa. Os brindes devem agregar valor ao destinatário, para que possam ter a melhor memória possível da empresa. Por isso, é imprescindível oferecer todo o tipo de técnicas e possibilidades de personalização, para que o logotipo da marca encaixe à perfeição no objeto promocional, para poder fazer uma entrega rápida caso haja pouca margem de manobra e, principalmente, para entender as expectativas das empresas e do cliente final.
A pandemia representou um pequeno travão para o nosso crescimento. Tivemos que nos adaptar rapidamente a um cenário muito mutante, mas conseguimos emergir, graças a uma completa coleção de artigos personalizados de Saúde e Proteção. Agora, estamos otimistas ao ver a evolução das campanhas de vacinação, e mais uma vez colocamos o pé no acelerador do nosso crescimento.
Para além da melhoria contínua dos nossos procedimentos internos, continuaremos a procurar novos mercados para nos estabelecermos, adaptando-nos totalmente à cultura local, para oferecer o melhor serviço possível.
Enquanto trabalhamos na implementação da Gift Campaign Holanda, a evolução da empresa é muito positiva. Continuamos a crescer tanto em termos de Recursos Humanos como em volume de negócio nos mercados em que já estamos implantados. Além disso, continuamos a respeitar as medidas recomendadas pelas autoridades em relação ao teletrabalho, para maior segurança dos nossos trabalhadores contra a COVID-19. Mas em nenhum momento deixamos de estar coordenados para manter os padrões de qualidade dos nossos processos.