Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Dê profundidade à sua estratégia publicitária com a impressão em relevo em brindes

Por Gift Campaign no dia 26 Março 2025
pulseiras com impressão em relevo

A impressão em relevo pode não ser a mais conhecida, mas tem tudo para agradar! Elegante, resistente e original, reforça naturalmente a imagem da marca e a visibilidade da empresa. Se quiser descobrir como esta técnica pode valorizar o seu material de merchandising, continue a leitura para conhecer todas as vantagens e saber como utilizá-la nas suas próximas criações publicitárias.

 ·  O que é a impressão em relevo?

A impressão em relevo é um tipo de técnica de impressão que permite criar padrões em relevo (cavado ou saliente) numa superfície. Distingue-se da impressão tradicional em 2D, como a serigrafia ou a tampografia, que são completamente planas.

Alto-relevo: os elementos do design sobressaem em destaque em relação à superfície do objeto.

Baixo-relevo: a marcação é cavada ou gravada na superfície. O logótipo aparece como rebaixado.

Seja num ou noutro tipo de impressão, o logótipo pode ser sentido ao toque.

 ·  Porque escolher a impressão em relevo?

A impressão em relevo distingue-se das impressões consideradas “clássicas”, oferecendo um resultado único. Se ainda houver dúvidas, damos-lhe 3 motivos para seja a eleita:

  1. A sua originalidade
    Se o que procura é destacar-se ao nível estético, a impressão em relevo é a escolha certa. Frequentemente associada a um acabamento sofisticado e premium, permite resultados únicos para o logótipo. O seu efeito tridimensional acrescenta um toque elegante aos objetos publicitários.
  2. A sua durabilidade
    Em termos funcionais, a impressão em relevo é mais duradoura do que a impressão tradicional, a qual pode desaparecer com o tempo. Este tipo de impressão não é sensível ao desgaste, pois não depende da tinta. O visual fica integrado no próprio objeto, o que impede a deterioração após múltiplas utilizações.
  3. O seu efeito tátil
    O relevo oferece uma dimensão sensorial única. O logótipo ou mensagem inserida, podem ser lidos apenas com o toque. Este lado “palpável” confere um aspeto especial muito apreciado pelo público e o logótipo torna-se, assim, mais acessível, legível e reforça a imagem de marca.

A impressão em relevo é, portanto, uma excelente escolha para dar mais personalidade e impacto aos brindes publicitários.

 ·  Como funcionam os procedimento de impressão em relevo nas pulseiras?

No nosso catálogo, pode encontrar pulseiras de silicone personalizáveis em relevo, bem como outro tipo de objetos publicitários em que é possível efectuar este tipo de impressão. Abaixo, é explicado passo a passo a técnica e o processo de personalização em atelier.

Técnica
Para o baixo-relevo, a personalização pode ser feita de duas formas diferentes:

Por moldagem: é criado um molde com o design em baixo-relevo. O silicone líquido é vertido nesse molde e depois endurece. Após a desmoldagem, a pulseira apresenta um motivo rebaixado, integrado diretamente no material.

Por termogravação: a gravação é realizada após a fabricação da pulseira. Uma máquina térmica ou laser grava o logótipo em profundidade na superfície do silicone. Esta técnica permite personalizar pulseiras já moldadas, sem necessidade de criar um novo molde.

pulseiras com personalização em relevo por termogravação

Pode ainda ser adicionada tinta nas cavidades para melhorar a visibilidade e criar um contraste com a cor da pulseira.

Para o alto-relevo, a personalização é realizada por moldagem. O molde é concebido com o design em relevo. O silicone é vertido no molde e, depois de endurecer, o logótipo surge em relevo, diretamente integrado no material.

pulseira personalizada em relevo por moldagem

Comparação das duas técnicas de gravação em relevo

Baixo relevoAlto relevo
AspetoCavado no materialSaliente na superfície
ToqueMais subtilMais marcado e texturizado
DuraçãoMuito duradouro, pouco desgastePode apresentar ligeiro desgaste com o tempo
VisibilidadeDiscreto, mais visível com tintaVisível sem necessidade de tinta

Processo em atelier

O processo de personalização decorre em 4 etapas:

  1. Conceção: criação do design de acordo com as dimensões da pulseira.
  2. Fabricação do molde: integração do logótipo em baixo-relevo (cavado) ou em alto-relevo (saliente).
  3. Moldagem e produção: injeção do silicone no molde e desmoldagem após endurecimento.
  4. Acabamento: limpeza, controlo de qualidade e, caso seja necessário, aplicação de tinta nas cavidades para o baixo-relevo.

Após a impressão estar concluída, as pulseiras são enviadas e entregues a granel ou embaladas individualmente, conforme o pedido.

 ·  Dicas para obter um bom resultado na impressão em relevo nas pulseiras de silicone

Escolher um design simples

Para garantir uma impressão em relevo de qualidade nas pulseiras de silicone, é recomendável optar por um design simples, com formas claras e linhas limpas. Deve-se evitar detalhes muito finos ou padrões demasiado complexos, pois isso pode reduzir ou mesmo dificultar a visibilidade do relevo. O texto deve ser legível, mesmo em tamanho pequeno.

Melhorar a visibilidade do logótipo

Para que o logótipo seja bem visível, é possível adicionar tinta colorida nas cavidades do baixo-relevo, de forma a acentuar o contraste. No caso do alto-relevo, recomenda-se ajustar o tamanho do logótipo para que seja mais percetível ao toque.

Otimizar a posição e as proporções do design

É importante verificar se o tamanho do design se adapta corretamente às dimensões da pulseira, posicionando-o de forma estratégica. Por outro lado, pode repetir o logótipo ao longo de toda a pulseira, como se fosse um padrão. É essencial deixar espaço suficiente em redor do design para um resultado equilibrado e harmonioso.

diferentes tipos de pusleiras personalizadas

A impressão em relevo, seja em baixo ou em alto-relevo, confere uma dimensão única aos objetos promocionais, graças à sua originalidade e ao seu efeito tátil. Pela aparência e pelo toque, permite agradar ao público e permanecer na memória de todos, oferecendo uma estética elegante e agradável.

Já experimentou a impressão em relevo nos seus objetos promocionais? Não hesite em partilhar a sua experiência ou colocar as suas questões nos comentários abaixo.

Publicado em Casos de sucesso e etiquetado brindes de empresa, personalização.
Partilhar
←  SeguinteInteligência cultural: um fator chave em mercados globais
Anterior  →O que é a gravação a laser: funcionamento e vantagens

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt