O êxito de uma campanha publicitária através do objeto (ou com a sua sigla PAO) depende muito da escolha do seu gadget publicitário e de como este é promovido. No mundo da personalização e dos brindes promocionais existe todo o tipo de técnicas para poder imprimir ou gravar o logotipo da empresa ou marca e, por vezes, é difícil fazer uma escolha.
Por esse motivo criámos um guia sobre as técnicas de marcação e explicamos as possibilidades uma a uma, para que possa escolher a melhor para o seu brinde empresarial. Nesta ocasião vamos falar sobre a impressão por transferência digital, uma opção recomendada para logótipos de grande variedade cromática.
· O que é a impressão por transferência digital?
A impressão por transferência digital consiste na impressão digital (CMYK) do logótipo a cor bem garrida com qualidade fotográfica. Para isso, primeiro imprime-se num papel, para mais tarde cobrir com uma capa branca as zonas coloridas do desenho. Depois adiciona-se cola e, por fim, aplica-se calor e pressão para que o logótipo seja transferido (daí o nome). A imagem deve ser pressionada entre 12 a 15 segundos a 160ºC para que as cores possam ser transferidas para o objeto. Assim que tiver arrefecido, retira-se o papel.
O processo faz lembrar aquilo que vimos na sublimação, com a diferença de que neste último, o calor é aplicado diretamente sobre a superfície do produto, fazendo com que a tinta se torne parte do mesmo, pelo que o processo é mais lento.
· Em que produtos se deve usar a impressão por transferência digital?
Esta técnica de impressão recomenda-se para o merchandising cuja área de marcação possa ser plana, como é o caso das t-shirts ou dos sacos. Se bem que, por outro lado, convém ter cuidado com a lavagem já que embora esta impressão seja resistente, as temperaturas altas podem danificá-la.
É melhor não exceder os 30-40ºC e têm que se lavar do avesso. Na altura de passar a ferro, nunca se deve passar o ferro de engomar diretamente sobre o desenho.
Outras opções para esta personalização são as mochilas, blocos de notas, chapéus e guarda-chuva, especialmente se forem feitos destes materiais:
- Poliéster
- Algodão
- Nylon
- Couro
- Softshell
- Cartão
- Poliuretano
- Feltro
· Vantagens da impressão por transferência digital
· Qualidade fotográfica: É capaz de reproduzir imagens de alta qualidade se a resolução for adequada.
· O processo de impressão é bastante rápido, especialmente quando comparado com a serigrafia, já que se podem imprimir desenhos em várias cores com uma só passagem.
· As cores são brilhantes e vivas.
· As cores não são afetadas durante a transferência.
· Não é necessário ter o logo tipo vetorial.
· O resultado final é duradouro.
· Desvantagens da impressão por transferência digital
· Requer uma superfície plana, pelo que não se pode usar em objetos como copos ou garrafas.
· Não utiliza códigos Pantone.
· O acabamento é tipo vinil, então, algumas pessoas podem não gostar desse toque.
O custo da impressão por transferência digital pode parecer elevado em comparação com outras técnicas de personalização, mas, na realidade, vale a pena pela qualidade de imagem que oferece. Por exemplo, é mais recomendado utilizar esta opção em vez da serigrafia a quatro cores, mesmo que o logótipo seja simples.
Esta marcação também é ideal para pequenos trabalhos, já que a velocidade de produção é elevada. Por isso, as PMEs também podem contar com brindes que levem impressão mediante esta opção sem necessidade de contar com um grande orçamento.
Alguma vez usou esta técnica para personalizar o seu merchandising? O que acha dos produtos com logótipos impressos mediante impressão por transferência digital? Deixe-nos os seus comentários!