
A sustentabilidade deixa de ser uma tendência para se tornar uma necessidade e cabe destacar que os brindes corporativos não são exceção. Uma boa memória pode ser criada graças a um detalhe, mas o eco merchandising pode fazer a diferença. Para isso, várias perguntas devem ser feitas: O que torna um objeto sustentável? De que materiais deve ser feito? Do cânhamo à cortiça e passando pela fibra de bambu… A seguir, vamos explicar quais são as alternativas.
· O que é um brinde publicitário sustentável?
Um brinde corporativo pode ser classificado na área da sustentabilidade se for feito de materiais cujo impacto no planeta seja o menor possível. Sabe-se que determinados componentes não são bons para o meio ambiente, como o plástico, tendo uma má imagem em termos de respeito ao ecossistema. De todas as formas, são feitos cada vez mais esforços para reduzir ao máximo o seu uso. Apesar dessa perceção, o plástico pode servir como embalagem eco quando se recicla. Se for descartável, é quando, infelizmente, não pode ter um fim sustentável.
Governos e várias organizações estão a introduzir cada vez mais novas regulamentações sobre este último material, já que o seu impacto no meio ambiente é severo. Por exemplo, em julho de 2021 já entrou em vigor a proibição da venda de produtos plásticos descartáveis, incluindo pratos, talheres, palhinhas, cotonetes…. Além disso, essa diretriz estabelece novas metas para o futuro, como a de 2029 os Estados-Membros devem recuperar 90% das garrafas de plástico ou os fabricantes devem alertar para o impacto ambiental da produção de determinados artigos.
A consciência da sociedade cresce à medida que é cada vez mais urgente estabelecer medidas contra as mudanças climáticas. As consequências podem ser muito graves, como secas mais prolongadas em alguns países, tempestades devastadoras, ondas de calor, derretimento das calotas polares…
Por isso, neste post vamos ajudá-lo a conscientizar ainda mais, graças aos materiais ecológicos que podem ser encontrados em todos os tipos de merchandising.
· Bambu (fibra)
O primeiro componente pelo qual passaremos é a fibra de bambu. Esta é uma planta que cresce muito rápido e se destaca por ser alta e forte. Além disso, tem um tempo de colheita relativamente rápido, por isso é sustentável. Ao mesmo tempo, adapta-se bem às pragas e requer pouca água. Da mesma forma, é versátil, podendo ser utilizado para diversos produtos. É por isso que vemos que muitos dos detalhes promocionais são feitos com fibra desta planta. Por exemplo, existem canetas, calculadoras, tampas térmicas para canecas…. Além disso, deve-se notar que, devido à sua cor natural, é esteticamente atrativo e pode ser bem combinado com o aço.

· Cortiça
O que torna a cortiça sustentável? Acontece que não é preciso derrubar uma árvore inteira para obtê-la. Só é preciso usar a casca do tronco, pois, mais tarde, uma nova casca crescerá. Isso faz da cortiça um material ecológico que respeita o meio ambiente. Além disso, é totalmente reciclável e biodegradável.
De igual modo, é bastante suave e flexível, o que a torna adequada para muitos tipos de brindes promocionais. Por exemplo, em USBs pode ser incorporada uma caixa de cortiça, bem como em colunas. Blocos de notas e porta-chaves também podem ser feitos a partir dela. Além disso, isso proporciona um aspeto único que fará com que o objeto se destaque.

· Cânhamo
Rapidamente, a palavra cânhamo está associada a diferentes conceitos, mas o mais importante é o que se refere aos têxteis. É uma matéria-prima muito popular que se encaixa perfeitamente no campo da sustentabilidade, pois a planta cresce rapidamente, possuindo fibras muito fortes.
Outro aspeto positivo a destacar é que quase todas as partes da planta podem ser utilizadas, não só para vestuário, mas também para corda e papel. Além disso, os presentes feitos a partir das suas fibras durarão muito tempo. O tecido é respirável e absorve bem a humidade, tornando-o ideal para o verão ou para outras peças de vestuário, como aventais de cozinha, bonés, necessaires, bolsas…

· Aço inoxidável
Muitas vezes pode haver confusão sobre este material devido à sua composição. Para criá-lo, é necessário um mínimo de 11 a 12% de cromo e um máximo de 1,2% de carbono. Outros elementos como titânio, manganês, nitrogênio, silício e molibdênio podem ser encontrados no aço inoxidável.
Uma de suas principais vantagens é que é à prova de água. Por esta razão, muitas das garrafas térmicas são feitas com ele. Outra grande vantagem é que é duradouro e capaz de suportar batidas e outros impactos menores. Portanto, não será facilmente danificado e pode tê-lo em condições ideais por anos.
É certo que existem outros presentes como saca-rolhas ou palhinhas que são feitos de aço inoxidável, que podem ser reciclados e, portanto, são um ótimo substituto para o plástico.

· Madeira
Pode perguntar-se por que a madeira está na nossa lista de materiais sustentáveis. A Amazônia aparece muitas vezes nos noticiários, por exemplo, onde vemos imagens de partes gigantes dessa bela reserva natural a ser derrubadas e levar a um desmatamento maciço, com todas as consequências desagradáveis que isso acarreta. No entanto, há uma razão para incluí-lo aqui.
O tempo de colheita de uma árvore é relativamente curto, pois pode ser feito entre 20 e 120 anos. Isso parece muito distante, mas se, por exemplo, compararmos com petróleo ou certos minerais, a madeira ganha muito. Além disso, é possível explorar florestas manejadas de forma sustentável, substituindo as árvores derrubadas por novas no seu lugar e evitando o ritmo acelerado de derrubar as próximas. As florestas tropicais estão completamente esgotadas porque este procedimento não é feito. Portanto, verifique sempre se um produto possui certificação FSC ou PEFC, pois assim saberá com certeza que a madeira vem de uma exploração sustentável.
Outro aspeto que torna esse material ecológico é que ele não gera emissões nocivas durante a sua vida útil (pelo contrário, pois absorve CO2 e emite oxigênio). Da mesma forma, são poucos os produtos que podem ser comparados em termos de capacidade de reciclagem e sem depender de grandes quantidades de energia para fazê-lo. E, claro, é biodegradável. Merchandising que contenha este componente? Pen drives USB, porta-copos, moinhos de sal e pimenta…

· Algodão
Este é um material natural procedente da planta de algodão. As suas fibras servem de base para o tecido final e são provenientes da semente. Essas fibras formam fios que serão utilizados para todos os tipos de tecidos, sendo macios e permeáveis ao ar.
Existem algumas dúvidas sobre se pode pertencer às categorias de materiais ecológicos. A sua produção apresenta algumas vantagens como o uso de fertilizantes, pesticidas e alguns produtos químicos. No entanto, o seu uso tem muitas vantagens, pois é biodegradável e a matéria-prima é renovável. Igualmente, durante o seu processamento emite pouco CO2 ou outros gases de efeito estufa. Além disso, o algodão não contribui para o sopro do plástico e, em alguns casos, é possível ter esse material numa versão orgânica.

· RPET
Por último, mas não menos importante, queremos falar sobre rPET. Este é um tipo de plástico reciclado de garrafas e outras embalagens coletadas pelos consumidores. O importante não é apenas o uso do plástico, mas também como ele é processado posteriormente. Após o fim de sua vida útil como produto, eles são classificados e lavados de acordo com regras estritas. Posteriormente, é quando se transforma em rPET. Este material sustentável deixa uma pegada de CO2 muito baixa e é uma excelente alternativa às embalagens tradicionais. É leve e pode ser usado em inúmeros produtos, como guarda-chuvas, garrafas ou mochilas.

Esta é a nossa seleção de materiais para brindes ecológicos. Claro que existem muitos mais, e têm ao seu dispor a caixa de comentários aberta para adicionar mais à nossa lista ou para explicar quais são suas preferências de produto. Estamos ao seu inteiro dispor!