
O Dia da Reciclagem celebra-se a 18 de março. Por isso, é hora de revermos os nossos hábitos para nos recordar-mos da importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.
A reciclagem é imprescindível na nossa sociedade e os brindes corporativos não são uma exceção neste cuidado. É possível dar uma segunda vida ao merchandising para que não se converta num resíduo contaminante.
· A urgência de agir para preservar o nosso planeta
O Dia Mundial da Reciclagem tem como objetivo conscientizar e chamar a atenção para a importância desse processo para conscientizar sobre as prioridades ecológicas. Na verdade, é nosso dever tentar preservar a saúde do planeta da melhor forma possível.
Um novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) foi publicado há poucos dias e, infelizmente, muito pouco foi dito a respeito.
No entanto, esta avaliação das mudanças climáticas é bastante alarmante. Segundo os cientistas, a humanidade e a natureza estão em perigo e medidas urgentes devem ser tomadas para deter o aquecimento global. De acordo com o estudo de 2022, bilhões de pessoas vivem em contextos altamente vulneráveis às mudanças climáticas. As consequências significarão um aumento de desastres naturais que afetarão a África e a Ásia em particular. Mas a Europa não será poupada a essas mudanças, como vimos após as violentas inundações do verão passado. Apesar das más notícias, a ideia não é fomentar o medo, mas encontrar alternativas e soluções em conjunto.
· O que deve saber sobre o Dia Mundial da Reciclagem

O Dia Mundial da Reciclagem nunca foi tão importante. Como sabemos, a atividade humana produz uma quantidade significativa de resíduos. Por isso, é necessário conhecer o verdadeiro valor dos produtos reciclados. Esta iniciativa de 18 de março aumenta a conscientização pública sobre os desafios da reciclagem.
Tendo como principal alvo os adultos e jovens, que são o pilar da economia, é também uma oportunidade de aproximar as crianças para esta prática de reciclagem. As empresas também estão dispostas a adotar medidas de RSC (Responsabilidade Social das Empresas) e medir o impacto das suas ações no planeta.
Até 2025, as metas passam por reciclar 70% das embalagens, mas também pela incorporação de 30% de plástico reutilizado na produção de novos produtos. A conscientização está a aumentar no nosso pais, motivo pelo qual se começam a implementar novas medidas, tais como, revisão da entrada de resíduos em aterros, licenças para mais contentores, diminuição da entrada de resíduos do exterior, entre outros.
· Amarelo, verde, azul, que contentor escolher?
A classificação e a reciclagem ajudam a transformar os resíduos em novos objetos e a economizar recursos naturais. No entanto, as fabricações são cada vez mais complexas e às vezes é difícil saber quais os produtos que se devem colocar em cada contentor. O código de cores foi desenhado para facilitar este processo, mas às vezes pode ser confuso. Portanto, vamos rever brevemente as diferentes cores:
· Amarelo: embalagens de plástico, pacotes de leite e sumo, latas e sacos de plástico. Por este motivo é conhecido como o recipiente das “embalagens”.
· Verde: Garrafas, frascos e boiões.
· Azul: Caixas de cartão, revistas, jornais, livros, papel de escritura, papel de impressão, envelopes, folhetos.
. Castanho: Orgânicos (pele de frutas, peixes, plantas, cascas de ovos…)
· Cinzento: Todos aqueles resíduos que não podem ser reciclados.
Para mais informações, recomendamos a navegação pela web do ponto verde, onde conhecerá todas as regras de separação do lixo e em que contentor deve colocar o lixo.
· Qual o melhor merchandising publicitário para reciclar??
Os brindes promocionais com impressão ou logótipo são um presente muito utilizado pelas empresas para dar visibilidade à marca. Da mesma forma, não devemos esquecer que, ao final de sua utilização, tornam-se resíduos. Por isso, damos-lhe alguns exemplos de produtos recicláveis:
Papel e cartão: top 1 dos materiais recicláveis

Para uma embalagem ecológica pode sempre optar pelo cartão. Tanto este como o papel são facilmente recicláveis e a gestão da cadeia de resíduos é bastante bem controlada na Europa. A vantagem do cartão é que ele é muito leve e flexível, podendo ser adaptado a diferentes formatos. Os cadernos são uma excelente opção para oferecer a clientes e trabalhadores, mas há outros detalhes como USB ou canetas que também possuem uma capa composta por esse material.
Alumínio: um material 100% reciclável

Mais resistente que o plástico, o alumínio é um material duradouro que pode ser reciclado infinitamente sem perder a sua qualidade. Por isso, é ideal para ser utilizado em objetos publicitários, reduzindo o seu impacto no meio ambiente. Além disso, sua estética é moderna e elegante, permitindo opções de personalização em cores, com gravação a laser…. Entre o merchandising mais popular fabricado com este componente estão as garrafas de água, as lancheiras, os porta-chaves, as powerbanks…
Vidro apto para armazenar alimentos

Perfeitamente adequado para armazenar alimentos sólidos ou líquidos, o vidro é uma ótima opção que também pode ser processada de forma respeitosa. Este material é neutro e inodoro e é feito de areia, pedra de calcário e carbonato de sódio. Além disso, pode ser transformado várias vezes, assim como acontece com o alumínio. Portanto, há muitas vantagens em relação aos plásticos descartáveis, que são contaminantes e prejudiciais. Garrafas, copos, lancheiras ou canecas são alguns dos produtos em destacados.
Opta por objetos biodegradáveis

Por último, devemos mencionar os brindes de empresa naturais que não produzem resíduos, mas se decompõem, os quais fazem muito sucesso. Os mais comuns são os lápis e os cadernos que têm sementes no seu interior. Estes, ao finalizar a sua vida útil, podem plantar-se para que cresçam pequenas plantas.
Classifique, recicle, classifique, recicle… O merchandising pode ter várias vidas graças a si! O Dia Mundial da Reciclagem traz-nos uma grande reflexão sobre as prioridades ambientais. E você? Participa na classificação de resíduos em casa ou no escritório?