Na hora de escolher brindes promocionais, além de escolher o artigo adequado, é essencial optar pela técnica de marcação que melhor exiba o logótipo. A ideia é ter um acessório com o logótipo da empresa a cor, que seja apelativo e chame a atenção.
Geralmente, as técnicas mais utilizadas são a serigrafia e a tampografia, que utilizam cores Pantone, que, porém, têm limitações de cor. Por isso, quando se quer imprimir uma imagem com muitas cores ou um logótipo cheio de detalhes com muitas tonalidades, é necessário recorrer à impressão digital.
· O que é a impressão digital?
A impressão digital é qualquer personalização gerada através de processos eletrónicos e estampada diretamente no produto. Uma definição um pouco genérica que muitas vezes nos confunde, já que no mundo dos brindes publicitários personalizados existem 3 tipos de marcação digital:
· A sublimação, que já vimos numa publicação anterior
· Impressão digital por Transfer
· Impressão digital direta
Nesta ocasião centrar-nos-emos nesta última. A direta consiste em imprimir o desenho com uma impressora digital (plotter) diretamente no produto. Esta técnica tem um resultado final muito bom e duradouro. Pode-se usar, por exemplo, com fotografias de alta definição.
Também se denomina impressão a toda a cor, já que as imagens se podem imprimir em alta definição sem limitações de cor. Isto é graças à utilização do processo de quadricromia, também denominado de método CMYK, que são as siglas das 4 cores básicas utilizadas: Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e Key Black (Preto).
Outro ponto positivo é que, ao contrário das metodologias tradicionais, a imagem ou logótipo a imprimir não tem necessariamente que estar em formato vetorial para poder ser reproduzida no gadget. As imagens vetoriais não se baseiam na resolução de pixels, mas utilizam pontos, linhas e formas geradas por vetores matemáticos. Porém, é importante que a imagem seja de alta resolução, quer dizer, deve ter pelo menos 300 DPI. Na prática, a resolução de uma imagem depende da quantidade de pequenos quadrados (pixels) que a compõe: quantos mais pixels uma imagem tiver, mais definida e clara ficará; se, pelo contrário, tiver poucos, poderá ficar com aspecto granulado.
Outro fator a ter em conta sobre esta técnica, na grande maioria dos casos, é que permite a personalização individual. Por outras palavras, é possível imprimir no artigo publicitário não só o logotipo da empresa, mas também o nome dos colaboradores ou diferentes elementos em cada artigo.
· Vantagens e inconvenientes desta técnica
Os benefícios que esta técnica tem são:
· Não tem limitações de cor e pode representar tons de cor
· Pode reproduzir cores fluorescentes e metalizadas
· Pode-se usar para fotografias de alta definição
· Mostra detalhes muito pequenos sem problemas
· Não é necessário que o logótipo esteja em formato vetorial
· A marcação é resistente e duradoura
· O tamanho da área de impressão é bastante grande, obviamente, em relação ao tamanho do produto escolhido
Contudo, também tem alguns inconvenientes:
· Os tempos de produção são geralmente longos
· Não utiliza códigos Pantone, pelo que as cores não se podem identificar com exatidão. Isto significa que o logótipo ou imagem a imprimir já deve ter a cor desejada
· Em que produtos publicitários se costuma utilizar?
Os artigos promocionais que mais se personalizam com esta técnica são os dispositivos de armazenamento USB, especialmente os modelos em formato pen, onde se pode “colorir” toda a superfície. Outro produto que a utiliza de forma recorrente são os blocos de notas personalizados. O mesmo ocorre com os espelhos de bolso que se podem personalizar tanto na frente como no verso.
Além disso, existem alguns modelos de garrafas que permitem o uso desta técnica, como por exemplo a nossa Cruiser. Neste caso é feita uma impressão digital circular que a envolverá quase por completo. E o mesmo acontece com as esferográficas, apesar de nesta ocasião não ser possível levá-la a cabo em todos os modelos, por vezes só se pode personalizar digitalmente a tampa ou um lado da esferográfica.
Quanto aos sacos de tecido e peças de vestuário como t-shirts e camisolas, utiliza-se uma impressão têxtil digital especialmente desenhada para este tipo de material.
Caso tenha alguma dúvida ou pergunta, ou queira partilhar a sua experiência com o uso desta técnica, teremos todo o gosto em ler os seus comentários.