Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Papel de pedra: descubra tudo sobre este material para merchandising

Por Gift Campaign no dia 27 Janeiro 2023
caderno com papel de pedra

O papel de pedra é um material que se tem vindo a impor como opção mais sustentável em todo o tipo de blocos de notas e cadernos. Isto é uma grande notícia daqui para a frente, utilizando-o em todo o tipo de merchandising promocional relacionado já que ajuda a proteger o meio ambiente.

Quer saber mais sobre este material? Acompanhe-nos e descubra tudo a seguir.

 ·   Uma revisão sobre a escrita e a pedra

Não é segredo algum que os nossos antepassados escreveram ou pintaram em pedra. Foram encontrados vestígios de há cerca de 45 000 anos, encontrando inclusive obras de arte muito antigas em Espanha, concretamente perto de Puente Viesgo, em Cantábria.

Com o desenvolver da civilização humana surgiu a escrita. Há mais de 7000 anos os povos balcânicos começaram a gravar símbolos em pedra e argila. Como já sabe, escrever tem uma função muito importante: registar a língua falada e, portanto, transmitir o conhecimento de geração em geração, sendo este o único veículo há centenas e centenas de anos. Com a criação do papiro no Egito no ano 3.000 a.C. a escrita e o seu conteúdo adquiriu um novo significado já que era muito fácil de difundir. Contudo, como qualquer produto novo, era custoso e, portanto, só se podia usar para assuntos importantes. 3 milênios mais tarde, em 105 d.C., fabricava-se papel com fibra de bambu na China.

papel de pedra

Capturar e partilhar conhecimentos graças ao papel existe há muito e a imprensa foi a seguinte invenção revolucionária que ajudaria nesta tarefa. Atualmente, o componente mais utilizado no seu fabrico é a madeira e, apesar de haver muitas iniciativas para fomentar a exploração sustentável, as árvores são muito importantes para o clima já que absorvem o CO2 para o transformarem em oxigénio. A cada minuto, no mundo, é desflorestada uma área equivalente a 40 campos de futebol.

 ·  A produção de papel

Isto é o que o fabrico de 500 folhas de papel consome, que é o pacote que estamos habituados a comprar:

• 7,5 quilogramas de madeira

• 130 litros de água

• 26,8 quilowatt/hora de energia

Como já foi mencionado, as florestas são vitais e, para além disso, não só consumimos este recurso, mas, também, água. Ademais, o papel feito de fibra de madeira só se pode reciclar entre 5 a 7 vezes. Apesar de ser uma alternativa mais sustentável, tem uma reutilizabilidade limitada.

Portanto, faz bastante tempo que se procura por opções mais verdes, mais respeitadoras (do meio ambiente) e que possam ser recicladas mais vezes. Daí nasceu o papel de pedra.

 ·  Voltar a escrever em pedra

O papel de pedra é um tipo de papel mineral e impermeável composto por 80% de pó de pedra e 20% de bioplástico (HD-PE, também conhecido como polietileno de alta densidade).

Para o seu fabrico não é necessária madeira nem água e, além disso, na sua produção é utilizada menos energia. Na sua elaboração utiliza-se calcário (que se deve moer num pó fino) e o próprio polietileno, que é um plástico que se pode obter facilmente de algumas garrafas PET.

papel impermeável

A origem do papel de pedra data de 1819. Alois Senefeder (inventor da litografia) desenvolveu uma patente do mesmo, mas não se mostrou viável. A sua distribuição chegaria aos EUA em 2004 e a Espanha e outros países da Europa a partir de 2010.

 ·  Benefícios do papel de pedra

· Não se cortam árvores

· 90% menos de consumo de energia comparado com o fabrico de papel convencional

· Sem produtos químicos

· Não é necessária água

· Duradouro

· Resistente à água e retardante de chama

· Difícil de rasgar

· À prova de manchas

· Reciclável

 ·  Desvantagens do papel de pedra

· Descompõe-se a temperaturas superiores a 65 ºC

· Não absorve tão bem a tinta

· Mais pesado do que o papel convencional

· Não se recomenda a impressão a laser devido ao calor gerado. Haveria possibilidade de deformar o papel.

 ·  Papel de pedra para brindes promocionais

No mercado do merchandising promocional há uma procura constante pelas novas alternativas mais sustentáveis para os brindes. Claro está, este material ecológico não passou despercebido e incorporámos algumas novidades relacionadas com o mesmo. Podes consultar o nosso catálogo de produtos de papel de pedra no site.

O futuro em matéria de sustentabilidade passa por alternativas como esta. Cada vez há mais consciência sobre a necessidade de cuidar do planeta e, quanto a lembranças com logótipo, esta é uma muito válida. Não só há que contar com artigos reciclados ou com fabrico mais ecológico: também é necessário incorporar outras que evitem depender de certos recursos naturais como a madeira.

O papel de pedra chegou para ficar e, por agora, os blocos de notas promocionais são os que melhor encaixam com este material. Estaremos atentos a qualquer novidade sobre este componente e partilhá-la-emos convosco.

Já conhecia o papel de pedra? Os seus cadernos contam com ele? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

Publicado em Curiosidades y etiquetado brindes publicitários, cadernos personalizados.
Partilhar
←  SeguinteO que é impressão digital? Saiba mais sobre esta técnica de marcação
Anterior  →Principais tendências de marketing para 2023

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado espanhol na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • As vantagens dos brindes publicitários «Made in Europe»
  • Como promover o seu negócio com t-shirts personalizadas?
  • Juta, a fibra dourada e o material perfeito para brindes publicitários sustentáveis
  • Marketing gastronómico: guia para dar a conhecer o seu negócio
  • Bordado: tudo sobre esta elegante técnica de personalização

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • Os 5 brindes de empresa mais exclusivos para fidelizar clientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Novidades
  • Tendências

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2023 Gift Campaign S.L. Tous droits réservés.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt