Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Juta, a fibra dourada e o material perfeito para brindes publicitários sustentáveis

Por Gift Campaign no dia 22 Março 2023
saco de juta com logo

Está à procura de um artigo promocional para os seus clientes e não tem a certeza do que oferecer? Na altura de tomar uma decisão sobre um presente é importante pensar nos interesses e necessidades das pessoas ao qual este se destina. Desta maneira, caso se ofereça um produto que seja útil, é provável que o utilizem diariamente, quer seja em casa ou no escritório e a sua marca estará visível todos os dias. Além disso, os destinatários não só ficarão contentes e agradecidos como também ficarão com uma recordação positiva da sua marca.

Ademais, ao escolher o presente adequado também é relevante saber escolher de forma correta o material, já que este determinará o aspecto físico, a durabilidade ou a técnica de impressão a utilizar porque nem todas as superfícies admitem os mesmos tipos de marcação.

Por exemplo, na categoria dos sacos existe uma vasta gama de materiais diferentes: desde os sacos de algodão, aos tecidos orgânicos e até aos de RPET reciclado. Como sabemos que as opções são infinitas e para poder ajudar na sua escolha, no nosso blogue apresentamos periodicamente os diferentes materiais com as suas características, como o algodão penteado.

Em seguida, neste artigo aprenderá tudo sobre a juta, um material muito utilizado em diversos brindes publicitários e que confere ao produto um aspecto sustentável.

 ·  História da juta

A juta é uma planta oriunda da Ásia e o seu nome vem do sânscrito. A sua tradução é «trança de pelo ou raiz fibrosa». O seu uso remonta há milhares de anos: há documentos que provam que já no século XVI os aldeões da atual Índia vestiam roupas feitas deste material. Contudo, as descobertas arqueológicas indicam que há cerca de 40 000 anos a planta era utilizada como alimento, principalmente como verdura e chá.  No século XVIII, os britânicos exportaram para a Europa fibras e produtos como sacos, cordas e tapetes. Eram muito apreciados devido à sua durabilidade e baixo custo. Com a industrialização dos finais do século XVIII e princípios do XIX, as fibras puderam ser processadas com maquinaria e desta forma produzia-se o fio.

plantas de juta

 ·  Cultivo natural

A juta obtém-se através das plantas Corchorus olitorius e Corchorus capsularis, originárias das regiões tropicais. As principais áreas de plantação são as zonas aluviais pouco profundas da Índia e Paquistão, devido ao facto de lá o solo ser muito fértil. Além disso, devido às condições climatéricas pode-se cultivar a planta durante todo o ano, crescendo muito rápido e alcançando entre 1,5 e 4 m de altura. Onde ocorrem inundações anualmente, a planta pode desenvolver-se completamente sem fertilizantes ou pesticidas. Portanto, apesar de as sementes se poderem reutilizar, os pequenos agricultores mudam as plantas que cultivam a cada ano para que o solo seja tratado com cuidado, evitando a monocultura e as sementes geneticamente modificadas. Por estas razões, o cultivo da juta é muito ecológico e sustentável. Descubra mais sobre outros materias sustentáveis como o feltro .

 ·  Processo de fiação

Durante a colheita, as plantas são arrancadas da terra, os caules são torrados e a fibra extrai-se da planta à mão. Depois estas são empapadas com uma mescla de óleo ou água para as amolecer e torná-las aptas para a fiação, secando-se depois. Muitos produtores utilizam óleos ecológicos para refinar o produto natural. Com este processo, a fibra adquire um brilho dourado, pelo que também recebe o nome de «fibra natural dourada». Seguidamente, estas fibras são fiadas nas fábricas até se obterem fios grossos e robustos.

Depois do algodão, a juta é a fibra natural mais utilizada em todo o mundo. Uma das principais razões é porque o seu cultivo é mais sustentável, já que não se utilizam fertilizantes artificiais. A planta cresce muito depressa, pode ser colhida em pouco tempo e absorve dióxido de carbono à medida que cresce, pelo que se considera muito ecológica. Estima-se que 12 milhões de pequenos agricultores em todo o mundo vivem das plantações. Transmitem os seus conhecimentos de geração em geração, já que são necessários conhecimentos sólidos. Por isso, o cultivo tradicional continua a ser uma realidade hoje em dia e assegura os rendimentos de muitas famílias nos seus países de origem.

fibras de tecido de juta

 ·  Vantagens

· Cultivo sustentável

· Baixa pegada de CO2 durante a produção

· Material económico

· Alta resistência à elasticidade do tecido

· Fácil de tingir

· Matéria prima renovável

· Biodegradável

· Amigável para a pele

· Transpirável

· É a fibra natural mais resistente

· Pode misturar-se com outras fibras

 ·  Inconvenientes

· Emana um leve odor

· Baixa resistência a rasgões

· Toque rugoso

 ·  Cuidados a ter com a juta

O tecido limpa-se facilmente com um pano húmido e não é adequado para máquina de lavar.

 ·  Técnicas de impressão

Este tecido pode ser personalizado com distintas técnicas de marcação, como a serigrafia ou a impressão digital por transferência. Alguns modelos também têm tecido integrado que é adequado para a impressão de logótipos e o desenho sobressai particularmente bem. Por outras palavras, há muitos modelos que se podem adaptar às suas necessidades.

 ·  Saco de juta ou saco de algodão

A juta é mais respeitadora do meio ambiente. É cultivada de forma natural, enquanto que, no caso do algodão, há que desmatar muito e utilizar pesticidas. Além disso, a produção de algodão requer muita água. À vista desarmada, é possível distinguir estes dois sacos. Os de juta são feitos de um material mais grosso e são mais robustos do que os clássicos, de algodão. A estrutura é mais rígida e estável, o que significa que também se pode transportar mais peso neles. Muitos modelos têm um fundo sólido para evitar que um dos lados descaia. Isto torna-os muito adequados para ir às compras. Este material é relativamente barato de produzir e, graças à sua resistência, pode-se tingir facilmente.

 ·  Brindes publicitários com juta

Hoje em dia, os produtos sustentáveis e o consumo responsável são características importantes para os consumidores que influenciam significativamente o seu comportamento de compra.

Por conseguinte, é aconselhável que as empresas ofereçam entre todos os seus produtos uns que sejam produzidos respeitando os recursos e que tenham um «toque ecológico», isto é, que se note desde logo que foram produzidos de forma sustentável, que têm uma baixa pegada de CO2 e uma longa vida útil. A juta cumpre todos estes critérios e, por isso, é um presente indispensável.

 ·  Sacos de juta como brindes publicitários

Os primeiros sacos de juta que foram comercializados lançaram-se no mercado com a ideia de chamar a atenção sobre os milhões de toneladas de resíduos plásticos que acabam no mar a cada ano. Contudo, atualmente são um clássico e contam com muitos modelos diferentes que se adaptam a distintas ocasiões. Na nossa loja online encontrará vários sacos de juta.

Temos o saco de compras grande com asas compridas, que oferece muito espaço para a impressão do logótipo. Além disso, como já mencionámos, a fibra absorve bem as cores, pelo que se pode esperar um resultado de impressão vistoso. Também há sacos de praia para o verão ou sacos térmicos que mantêm as bebidas frias e são ideais para uma excursão ou um piquenique. Os sacos de desporto com cordões são perfeitos para levar tudo o que necessite para o ginásio. Ou, claro está, para utilizar como uma mala pela cidade. Por último, também são produtos de merchandising perfeitos para os estudantes, que podem levar neles os seus pertences para a escola ou universidade.

Vantagens dos sacos como presente

· São reutilizáveis

· Resistentes

· Grande área de impressão do logótipo

· Ampla distribuição

· São direcionados para um público vasto

· Têm diversos usos

· São percepcionados pelo destinatário como um presente de alta qualidade

saco para compra de juta

 ·  Outro merchandising feito com este material

Para as feiras ou qualquer outro evento corporativo, estes podem complementar-se bem com cadernos como brindes publicitários. Os participantes no congresso podem guardar objetos nos sacos e anotar coisas importantes no bloco de notas. O revestimento da juta tem um aspecto encantador que dá gosto segurar nas mãos e chamará a atenção no evento.

Outra opção, são as garrafas de água de vidro com manga de juta, são ideais para ginásios ou empresas do sector do bem-estar. Podem levar o logótipo impresso a cor bem garrida. É um presente muito prático que será apreciado pelos clientes. Além disso, também são muito adequadas para distribuir pelos colaboradores da empresa. É uma forma diferente de agradecer pelo trabalho realizado e também muito útil para ter no escritório durante o horário de trabalho.

garrafa com bolsa de juta

Portanto, os brindes publicitários feitos de juta não só são sustentáveis mas também se destacam verdadeiramente pelo seu aspecto especial com aparência clássica. O material é muito duradouro e o destinatário desfrutará dos presentes durante bastante tempo.

A juta é um material que marcou tendência. Para si também? Já ofereceu brindes publicitários com este material? Como foi a reação? Partilhe a sua experiência connosco. Teremos todo o gosto em ler os seus comentários.

Publicado em Tendências e etiquetado materiais, sacos personalizados, sustentabilidade.
Partilhar
←  SeguinteComo promover o seu negócio com t-shirts personalizadas?
Anterior  →Marketing gastronómico: guia para dar a conhecer a sua empresa

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt