Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Os motivos pelos quais não deveríamos deixar de escrever à mão

Por Gift Campaign no dia 25 Fevereiro 2021
escrever à mão

A palavra “caligrafia” – do grego kalli, “beleza” + graphẽ, “escrita” – significa, quase que literalmente, “bela escrita”.

Apesar do desenvolvimento tecnológico ao qual assistimos nas últimas décadas, com o surgimento de computadores, tabets e smartphones (que, não por acaso, foram apelidados de telefones inteligentes), com funcionalidades praticamente impensáveis há uns anos atrás, não devemos deixar de escrever à mão. E quem o diz não somos nós, como especialistas em esferográficas e cadernos para publicidade. É a própria ciência que nos dá a razão.

E se é certo que o nosso cérebro agradece um pequeno descanso de vez em quando, e é sempre bom reservar espaço na nossa memória para assuntos que consideramos mais importantes que um número de telefone ou a data de uma reunião, por exemplo, não devemos entrar num estado de letargia e preguiça mental. E escrever e tomar notas à mão é um excelente exercício para manter o cérebro mais ativo.

As vantagens de escrever à mão

Em primeiro lugar, é importante ter em conta que o aparecimento da escrita representou um enorme avanço na história da nossa civilização. E os manuscritos de diferentes épocas são fundamentais para compreender muitos aspetos do nosso passado. Mas, além deste argumento de grande importância, existem muitos outros que nos aconselham a preservar a ação de escrever à mão, principalmente pelos benefícios que traz ao nosso cérebro e aos processos de aprendizagem.

Alguns estudos científicos recentes afirmam que esta é uma atividade similar a tocar um instrumento musical, que pode ter um efeito significativo na mudança da estrutura do nosso cérebro. Escrever à mão ativa a nossa coordenação motora, estimula a memória, a atenção e a capacidade de raciocínio, além de reforçar outras capacidades cognitivas.  

“Aprender a escrever à mão ao mesmo tempo que aprendemos a ler facilita a leitura, por permitir desenvolver habilidades motoras finas”, dizem os especialistas em neurologia.

Outros estudos compararam a maneira como as crianças aprendem as letras através do teclado ou escrevendo à mão, e concluíram que a resposta do cérebro é diferente nos dois casos. Ao parecer, para as crianças que aprendem as letras escrevendo-as à mão o processo de aprendizagem da leitura é mais fácil. Por isso, o debate sobre a introdução de ecrãs e teclados nas escolas tem sido motivo de debate.

E que dizer do carácter tão pessoal e único da escrita à mão? Existe mesmo uma pseudociência – a grafologia – que estuda o que a caligrafia de cada pessoa indica sobre a sua personalidade. E este aspeto ou traço exclusivo de cada indivíduo perde-se inevitavelmente com a tecnologia.

escrever a mão

A nostalgia pela caneta e o papel

Os adultos que já deixaram para trás os primeiros passos na escrita e na leitura, estão cada vez mais familiarizados com as ferramentas digitais. Mas tudo parece indicar que uma parte representativa da população continua interessada ​​no valor da escrita e do papel.

Senão, porque é que as canetas continuam a ser um dos acessórios  de escrita mais usados no mundo inteiro? E como explicar o sucesso dos cadernos Moleskine, que continuam a ser um objeto tão apreciado globalmente, desejado e mesmo imitado? Estes famosos blocos de notas são muito utilizados principalmente nos setores artísticos ou ligados às artes gráficas, do jornalismo ou das viagens. E é que aqueles cadernos personalizados exclusivos escondem mais do que páginas em branco para encher de histórias e anotações, como já falamos anteriormente neste artigo sobre a história do caderno Moleskine.

Independentemente do que o nosso cérebro “pensa” ou de como aprende, a verdade é que mantemos o gosto pela escrita manual, e da liberdade que nos oferece, seja para fazer a lista de compras, para eternizar momentos num caderno tipo Moleskine ou para escrever cartões de felicitações com um toque pessoal.  

brindes personalizados

Cadernos personalizados: um brinde publicitário que não deixa de estar na moda

Na Gift Campaign somos testemunhos desta necessidade, dado que as canetas para empresas, os cadernos personalizados, os blocos de notas similares ao clássico Moleskine e até os post-its com o logo da empresa continuam a ser os protagonistas de muitos dos pedidos que recebemos todos os dias. E isso não nos surpreende.

Normalmente os cadernos personalizados incluem uma grande superfície de impressão, permitindo assim dar uma grande visibilidade às marcas. E, como referíamos antes, são artigos muito versáteis, podendo ser utilizados tanto no âmbito profissional como pessoal, pelo que são um excelente brinde publicitário.

Estes artigos são, por isso, um aliado clássico dos departamentos de marketing de muitas empresas, por ser um detalhe corporativo com um toque de exclusividade e elegância, que não deixam de estar na moda. Porque vamos continuar a escrever à mão…

Publicado em Curiosidades e etiquetado cadernos personalizados, canetas personalizadas.
Partilhar
←  SeguinteBrand Merchandising: os casos de sucesso do Lidl e Gas Monkey Garage
Anterior  →Sacos de tecido: saiba com que materiais são fabricados

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt