Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Descubra a técnica de marcação em cerâmica: uma técnica de alta qualidade

Por Gift Campaign no dia 19 Março 2024
Caneca com logótipo técnica cerâmica

Frente às muitas opções de personalização, uma pergunta que muitas pessoas se colocam é: Qual técnica de impressão escolher? Para isso, é importante determinar para que será utilizado o artigo personalizado, como é o seu logótipo e qual resultado final deseja alcançar.

Para ajudá-lo na busca pela impressão ideal para si, vamos apresentar um método de marcação destacado na personalização de canecas promocionais, muitas vezes pouco conhecido: o transfer cerâmico.

 ·  O que é o transfer cerâmico

O transfer cerâmico é um método de impressão de alta qualidade que implica transferir a quente (a quase 1000 graus) um design para um objeto. O seu uso é muito comum, abrangendo desde a decoração de interiores até a personalização de objetos promocionais. Esta técnica permite realizar logotipos complexos e muito detalhados em materiais como cerâmica, vidro e porcelana.

No campo dos artigos promocionais, é oferecido principalmente para canecas de café, canecas de cerâmica e chaleiras. Se pretende uma impressão resistente, recomendamos optar por esta técnica.

As suas origens

O transfer cerâmico é na verdade uma variação da transferência serigráfica. De fato, o processo de prensagem a quente para fixar o logótipo permanece o mesmo. Apenas dois elementos o tornam único: o uso de tintas adequadas para cerâmica e a cozedura a temperaturas muito altas.

A sua criação é relativamente recente. Foi o engenheiro francês Noël de Plasse quem, na década de 1960, inventou a serigrafia transferindo usando papel termofixado enquanto experimentava com a sublimação (um processo que converte tintas sólidas em gás).

A diferença da sublimação, para a qual é necessário ter um fundo branco, o transfer cerâmico permite obter uma reprodução infalível, independentemente da cor do objeto.

 ·  Processo de impressão: Como se realiza?

Duas pessoas com uma caneca

Para garantir um resultado duradouro com acabamentos cuidados, a impressão é composta por 4 passos:

1 – O processo começa serigrafando o logótipo ou design em papel de decalque usando tintas cerâmicas especiais.

2 – Depois de remolhar o objeto em água, o papel de decalque é delicadamente colocado ao redor do mesmo.

3 – Em seguida, o artigo é levado ao forno por várias horas a uma temperatura entre 700 e 1300 graus.

4 – Enquanto está no forno, o papel queima e desaparece, deixando um logótipo resistente com um acabamento impecável.

O processo de impressão é relativamente longo, com várias horas de cozimento mais um tempo de repouso para que as peças arrefeçam. Por este motivo, os prazos de produção na oficina podem parecer longos em comparação com técnicas de marcação mais simples, como a tampografia. Dito isto, as numerosas vantagens do transfer cerâmico compensam amplamente este pequeno inconveniente.

 ·  Por que escolher o transfer cerâmico para os seus artigos promocionais

Caneca logótipo Nescafé

Marcação de qualidade

A principal vantagem do transfer cerâmico é que é adequada para máquinas de lavar louça e micro-ondas. O uso desses dois eletrodomésticos é tão comum que é raro não encontrá-los no seu local de trabalho. Se quer oferecer um brinde de qualidade aos seus funcionários, é fundamental que o artigo possa suportar altas temperaturas e uso diário.

Possibilidades de impressão únicas

O transfer cerâmico abre um campo de possibilidades graças à flexibilidade do papel de decalque, pode colocar o seu desenho na parte exterior do artigo, mas também na parte interna e na alça. Esta é a opção perfeita se deseja uma personalização original e, além disso, dá-lhe grande liberdade para colocar o logótipo de forma visível para aumentar a visibilidade da sua marca.

Utilização de cores Pantone

O uso de tintas cerâmicas é compatível com a impressão de acordo com o sistema Pantone Matching System ou PMS. Este sistema dá a tranquilidade de saber a cor exata antecipadamente, através do seu código único, evitando assim tramas de semitons e obtendo uma reprodução cromática precisa.

 ·  Exemplos de brindes corporativos com transferência cerâmica

A transferência é uma técnica que se adapta perfeitamente a louças de cerâmica, porcelana ou vidro. Esta é a razão pela qual esta técnica é uma das mais populares entre as canecas e tigelas promocionais.

Canecas mug: As canecas personalizadas com logótipo são um artigo essencial no mundo dos produtos promocionais. Você pode oferecer aos seus funcionários, distribuí-los em feiras ou comprá-los para ter no seu escritório para os cafés da manhã dos seus trabalhadores.

Canecas de café: Desde o setor de hotelaria e restauração até as lojas especializadas e varejistas, as canecas de café são uma excelente opção se quiser atrair os amantes desta bebida.

Chaleiras: Se quiser oferecer um produto de melhor qualidade direcionado aos amantes do chá, então recomendamos as chaleiras de cerâmica personalizadas.

Graças ao transfer cerâmico, você obterá uma impressão refinada que resistirá ao teste do tempo e o diferenciará da concorrência.

Chaleira com logo em transfer cerâmica

O transfer cerâmico é uma técnica de impressão de alta qualidade que oferece grandes vantagens na personalização dos seus artigos promocionais. Embora demande tempo, garante um resultado estético e duradouro, adequado para uso diário nos negócios. A flexibilidade da camada oferece-lhe a possibilidade de imprimir seu logótipo colorido em uma grande superfície do artigo, mesmo que este não tenha um fundo branco. O transfer cerâmico é, sem dúvida, uma solução ideal para fortalecer a sua estratégia de marketing de forma duradoura!

Publicado em Curiosidades e etiquetado brindes, personalização.
Partilhar
←  SeguinteBrindes promocionais reciclados, a sua escolha ecológica e responsável
Anterior  →Publicidade direta e indireta: Alcance melhor o seu público

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt