Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Movember na empresa: O que é e ações para se envolver

Por Gift Campaign no dia 14 Outubro 2024
Novembro na empresa

Depois de outubro se vestir de rosa para sensibilizar sobre o cancro da mama, novembro exibe o bigode por uma boa causa. Neste post será explicado o que é o Movember, porque seria ideal promovê-lo na empresa e, além disso, serão dadas algumas ideias para realizar iniciativas.

A sua empresa aposta em valores relacionados com a saúde? Continue a ler!

 ·  O que é o Movember?

O termo Movember surge da combinação de duas palavras: «moustache» (bigode) e «november» (novembro). Refere-se à sua ação mais conhecida: deixar crescer o bigode durante este mês. Este movimento surgiu como uma campanha de sensibilização sobre a saúde masculina, organizada pela Fundação Movember.

Breve resumo das origens

Tudo começou em 1999, na cidade de Adelaide, na Austrália. Um grupo de pessoas desafiou-se a deixar crescer o bigode durante o mês de novembro. Depois, decidiram dar visibilidade a esta iniciativa vendendo camisolas e doando os lucros a associações de proteção animal e ambiental.

Este evento foi pontual, mas foi em 2003 que dois amigos se inspiraram nesta ideia para criar este movimento. O primeiro evento reuniu 30 homens, mas não tinha a intenção de angariar fundos. No entanto, o evento repetiu-se nos anos seguintes e, então, foi quando se começaram a angariar fundos, que foram destinados à Prostate Cancer Foundation of Australia (PCFA). Aos poucos, esta iniciativa chegou à Europa.

O seu principal objetivo: Sensibilizar para a saúde mental, prevenção do suicídio, cancro da próstata e cancro testicular, e angariar fundos para apoiar estas causas.

Alguns números

Desde a sua criação, a fundação financiou mais de 1.325 projetos em todo o mundo, destinados a melhorar a investigação e o tratamento destas doenças masculinas, sensibilizar o público e apoiar iniciativas locais nesta área.

Ao longo dos anos, o Movember conseguiu criar uma verdadeira comunidade mundial empenhada.

 ·  Porque é que a empresa deve comprometer-se com o Movember?

reunião de trabalho

Mostrar que a saúde é uma prioridade

Ao participar no Movember, a empresa demonstra um compromisso com a saúde em geral, tanto física como mental. Isto, além de impactar o ambiente de trabalho, também serve para mostrar que a empresa se preocupa com os trabalhadores, clientes e outros parceiros económicos.

Fortalecer a cultura corporativa

É também uma boa oportunidade para fomentar a colaboração e reforçar a coesão entre equipas e departamentos.

Ao participar numa causa comum, cria-se maior coesão, geram-se conversas e debates, e, por se ter um objetivo em comum, afastado da atividade normal da empresa, isso ajuda a criar novos laços entre trabalhadores que possam não ter muito contacto entre si.

Além disso, pode ajudar a desenvolver um maior sentimento de pertença, ao ver que a empresa se compromete com causas importantes, para as quais alguns membros da equipa já podem estar sensibilizados.

Melhorar a imagem da marca

Este novo compromisso transmite valores positivos, uma vez que se aposta na saúde, tanto física como mental.

No entanto, é importante que este tipo de ações seja contínuo ao longo do tempo, caso contrário pode parecer que só é feito por uma questão de imagem, e que não há uma verdadeira responsabilidade por trás.

 ·  Ideias para implementar o Movember na empresa

bigode em novembro

Organizar um concurso de bigodes

Incentive as equipas a participarem num concurso em que ou deixem crescer o bigode ou usem um bigode falso. A ideia é premiar os mais criativos.

Com base no concurso, pode-se organizar uma angariação de fundos voluntária, onde cada membro da equipa contribui com o valor que desejar, e o montante final será doado à causa do Movember.

Outra ideia seria imprimir t-shirts estampadas da empresa, sendo o bigode o tema central deste brinde corporativo. Distribua-as pela equipa e promova esta ação nas redes sociais para alcançar um maior impacto.

Doar uma parte dos lucros

Se o anterior não for suficiente e desejar fazer uma contribuição maior, como ação pontual, pode destinar parte dos lucros de novembro à Fundação Movember. Esta ação pode também ser promovida através de publicidade online, incentivando alguns clientes a comprar com o intuito de colaborar com a causa.

Organizar atividades na empresa

Uma gincana, concursos, jogos… Organize atividades em equipa que possam ser do agrado dos colaboradores.

A ideia seria determinar que a empresa fará uma doação específica. Depois, com base nos pontos que as equipas forem obtendo nestas atividades, os grupos com mais pontos “doam” mais dinheiro.

No fundo, apesar de a doação já estar previamente acordada, o objetivo é fazer algo diferente do habitual, sensibilizar mais a equipa para a causa e, claro, promovê-la de uma maneira original (como através de um evento).

Enquanto empresa, o Movember apresenta inúmeras oportunidades. Ao mobilizar-se pela saúde física e mental masculina, promove-se uma cultura empresarial saudável e solidária, reforça-se a imagem da marca e, acima de tudo, demonstra-se que cada contributo conta para o bem-estar.

Publicado em Tendências e etiquetado brindes de empresa.
Partilhar
←  SeguinteBuyer Persona: Crie a sua e impulsione as vendas do seu negócio
Anterior  →Os melhores brindes que os recursos humanos podem escolher

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt