Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

Etiquetas com impressão digital: uma solução flexível para os seus brindes

Por Gift Campaign no dia 18 Julho 2023
etiquetas impressao digital

De igual modo ao que ocorre no mundo digital, que hoje em dia avança rapidamente e oferece inovações a toda a hora, também acontece o mesmo com as técnicas de impressão e oferecem às empresas outras possibilidades de apresentarem os produtos ao seu público-alvo. As etiquetas com design chamativo são muito atrativas e estamos familiarizados com o seu uso nos sectores alimentar e cosmético. Contudo, como se utiliza esta tecnologia nos meios publicitários? Como se pode dar plena visibilidade à sua marca utilizando etiquetas nos seus brindes publicitários? Neste blogue contar-lhe-emos tudo isto e muito mais.

 ·  O que é a impressão digital de etiquetas?

História

A impressão digital de etiquetas é uma tecnologia que remonta ao fim dos anos 30, quando Chester Floyd Carlson inventou a eletrofotografia em 1938. Este método consiste em criar uma imagem a partir de um original exposto à luz, utilizando cargas elétricas para captar as cores. Em seguida, esta imagem é reproduzida em forma impressa. Ao longo dos anos, esta técnica foi sendo aperfeiçoada continuamente, culminando na comercialização da primeira máquina de impressão digital a cores em 1993. A impressão digital de etiquetas é amplamente utilizada desde 1995.

Os princípios básicos desta técnica de marcação

Todas as tecnologias de impressão digital partilham a característica comum de não necessitarem de qualquer preparação prévia. Como já mencionámos num artigo anterior sobre impressão digital, este método é rápido e flexível, porque o logótipo se pode imprimir diretamente desde um ficheiro PDF. A imagem que se vai imprimir é transferida para o suporte de impressão, o que poupa tempo e dinheiro. Deste modo, é possível encomendar trabalhos em pequenas quantidades para satisfazer requisitos específicos. Isto oferece uma grande liberdade de personalização.

maquina impressao digital

 ·  Como funciona a impressão de etiquetas?

Passos a seguir:

  • Preparação para a impressão: primeiro cria-se um desenho gráfico no computador. Pode ser elaborado com diferentes programas, como o Photoshop ou InDesign. O ficheiro é guardado em formato PDF para que possa ser reconhecido pela impressora digital.
  • Configuração da máquina de impressão: a maquinaria deve ajustar-se às necessidades específicas do processo de impressão. Porém, não requer complexas e dispendiosas formas ou chapas de impressão, já que o ficheiro a marcar é enviado diretamente para a máquina.
  • Processo de impressão: a máquina de impressão processa os dados digitais e aplica às etiquetas tinta de quadricromia (CMYK: ciano, magenta, amarelo e preto) e cores especiais. As etiquetas podem ter um fundo transparente ou branco, ser quadradas ou retangulares e ser feitas de diferentes materiais, como papel, plástico, película adesiva ou laminado. As etiquetas adesivas são as mais utilizadas. Também se podem plastificar para lhes dar um aspecto mais elegante e uma maior proteção contra as pancadas.
  • Secagem e transformação: as etiquetas impressas são secadas ao ar livre ou com luz ultravioleta. Isto depende do tipo de tinta.
  • Pós-processamento de etiquetas: agora as etiquetas podem ser cortadas ou perfuradas com laser.
  • Aplicar as etiquetas ao produto: uma vez impressas as etiquetas com uma impressora digital, convém aplicá-las ao artigo. Isto pode ser feito da seguinte maneira:

– À mão: para tiragens pequenas. Este processo leva tempo e deve ser realizado com cuidado e qualidade.

– Automático: para grandes quantidades, as etiquetas são aplicadas à máquina. Para tal, são utilizadas máquinas etiquetadoras.

– Termosselagem: as etiquetas são aplicadas nos produtos através do calor e pressão. Depois, aderem firmemente.

– Adesivo: aplica-se uma capa de adesivo no verso da etiqueta. Após isso, a etiqueta pode ser aplicada no artigo.

A forma de aplicar uma etiqueta a um artigo depende do número de artigos, do material do produto e das próprias etiquetas.

Vantagens da impressão digital de etiquetas em relação à impressão em offset

A impressão em offset é uma técnica que requer um suporte intermédio durante o processo de impressão. A imagem impressa é transferida para um suporte e apenas depois para o artigo. A impressão digital de etiquetas não requer uma grande pré-configuração das máquinas de impressão, pelo que pode ser aplicada rapidamente. Esta técnica é especialmente adequada para pequenas quantidades, é menos dispendiosa e os resultados da impressão são de qualidade excecional.

 ·  Vantagens da impressão digital de etiquetas

  • Grande flexibilidade: a impressão digital de etiquetas facilita e agiliza a personalização. Pode-se modificar facilmente desenhos, textos, imagens e códigos de barras para criar etiquetas únicas que satisfaçam as necessidades específicas de cada produto ou cliente. Isto dá-lhe flexibilidade para adaptar as etiquetas aos requisitos e mudanças do seu negócio.
  • Alta qualidade: a impressão digital consegue quase a mesma qualidade que os processos tradicionais de impressão em offset. Proporciona cores brilhantes e imagens nítidas.
  • Tecnologia respeitadora do meio ambiente: em comparação com os métodos de impressão tradicionais, a impressão digital de etiquetas gera menos resíduos, consome menos energia e está menos exposta a substâncias químicas. Pode escolher materiais ecológicos para as etiquetas e tintas sustentáveis para a impressão.
  • Poupança de custos: não há chapas de impressão nem custos de preparação antes da impressão, pelo que as etiquetas podem ser impressas em pequenas quantidades de forma rápida e económica.

 ·  Inconvenientes

Não obstante, há algumas desvantagens que deve ter em conta caso escolha este método de impressão, já que podem restringir o uso dos seus brindes publicitários. Uma das principais desvantagens das etiquetas é que se aplicam no artigo e, portanto, não são tão resistentes à água e outros fatores externos. Por exemplo, podem estragar-se com a fricção e as cores podem sair caso sejam expostas à luz solar direta.

garrafa etiqueta impressao digital

 ·  A melhor escolha para brindes publicitários

Quando se trata de brindes e ações publicitárias, a flexibilidade é essencial para satisfazer as necessidades específicas dos clientes e dos seus destinatários. Além disso, surgem novas necessidades ao longo do ano devido às estações e aos acontecimentos especiais como o Natal, que exigem respostas rápidas. No entanto, alguns materiais, como o plástico, podem causar problemas de impressão, tal como as superfícies redondas das garrafas. É aqui que entra em jogo a impressão digital de etiquetas, que oferece uma série de vantagens:

Um alto grau de personalização graças aos processos digitalizados

Permite criar designs únicos para cada brinde empresarial, com nomes, logótipos e mensagens específicas. Isto reforça a imagem de marca da sua empresa e deixa uma impressão duradoura. Também pode oferecer brindes impressos individualmente com o nome de cada membro da equipa ou dos seus colaboradores, reforçando o sentimento de agradecimento. É uma solução pessoal, flexível e memorável para os brindes empresariais.

Qualidade e fidelidade do logótipo

Se o seu logótipo deve respeitar a sua identidade visual e representar diferentes cores, a impressão digital é a técnica ideal. Oferece uma excelente qualidade de impressão e proporciona resultados detalhados e precisos. Com este método, o seu logótipo é reproduzido fielmente, realçando todos os detalhes e matizes de cor.

Exiba o seu logótipo em qualquer ocasião

Se deseja imprimir canetas ou pens USB como brindes publicitários, a superfície de impressão é muito limitada. Com a impressão de etiquetas, terá a opção de imprimir o seu logótipo na embalagem do produto, segundo o artigo escolhido. Deste modo, o seu logo estará visível à primeira vista quando os seus clientes receberem o seu brinde. Caso não deseje imprimir no próprio artigo, isto proporcionar-lhe-á a oportunidade de se dar a conhecer.

Ideal para orçamentos reduzidos

Pode imprimir pequenas quantidades a baixo preço. São possíveis diferentes formas, tamanhos e motivos. Consegue-se uma alta qualidade de impressão com baixos custos de produção. Logo, esta técnica de impressão é perfeita se tiver um orçamento apertado. Os brindes publicitários são produzidos rapidamente, são baratos e respeitadores do meio ambiente.

A impressão digital de etiquetas oferece muitas vantagens para imprimir os seus brindes publicitários de forma eficaz e económica. Pode contar com um logótipo de qualidade mantendo os custos de produção sob controlo. Além disso, esta técnica respeita o meio ambiente, o que reforça a sua imagem de empresa responsável. Apesar de as etiquetas poderem ser danificadas, são perfeitas para oferecer pequenas quantidades. Portanto, não hesite em utilizar esta técnica de impressão.

Publicado em Curiosidades e etiquetado brindes, personalização.
Partilhar
←  SeguinteO segredo para acabar com a rotação de pessoal
Anterior  →Pulseiras: o valor acrescentado para que o seu evento seja um êxito

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt