Logo GiftCampaign s.l.

O blog dos brindes de empresa e publicidade

O que é a serigrafia? Como funciona esta técnica de impressão e vantagens associadas

Por Gift Campaign no dia 22 Junho 2021
técnica impressão serigrafia

A serigrafia é uma técnica de impressão que consiste em transferir um logotipo através de uma malha ou rede que é esticada ou colocada em tensão numa espécie de moldura, ou arco, sendo necessária uma destas estruturas para cada cor que se deseja incorporar no artigo publicitário. Esta é uma das técnicas mais técnicas mais utilizadas pelas empresas para a impressão do logotipo em diferentes produtos, principalmente em sacos de pano, t-shirts estampadas, canecas de cerâmica, entre outros brindes.

Este é, provavelmente, o método de estampagem mais antigo que existe, havendo mesmo a teoria de que as primeiras impressões se realizaram no ano 3000 a.C. Evidentemente, com o decorrer dos séculos foi-se modernizando, adotando novos procedimentos que permitem agilizar o processo e fazendo com que seja uma excelente opção para o mercado dos brindes publicitários.

sacos personalizados

Como veremos neste artigo, há distintos tipos de serigrafia, que são mais ou menos adequados dependendo do objetivo de cada empresa e das características da sua imagem corporativa. Mas vejamos com mais detalhe como funciona esta técnica de impressão.

 ·  Como funciona a serigrafia?

Tal como referíamos no princípio deste texto, a serigrafia é realizada através de uma rede em tensão numa espécie de arco, mas esta estrutura dependerá do artigo que se deseja personalizar ou imprimir. O logotipo ou desenho deve ir sobre uma placa, que será aquela que o reproduz e o transfere para a malha. Atualmente, o material utilizado para este processo é o PVC, devido à sua leveza, rigidez e fácil manipulação.

Posteriormente, a tinta deve ser aplicada na malha para que a imagem seja reproduzida no objeto. Deixa-se secar e depois pode ser colocada outra camada de cor, se necessário.

Como poderá imaginar, este processo foi-se modernizado ao longo do tempo e atualmente são utilizadas máquinas que o podem realizar com maior rapidez e precisão. No entanto, ainda é muito comum encontrar a serigrafia manual, dado que ainda não foi possível automatizar a técnica a 100%. Trata-se de um processo com uma componente artesanal e o resultado final é muito importante.

Veja este vídeo para entender melhor como funciona a serigrafia:

 ·  Vantagens da serigrafia

  • É barata: juntamente com a tampografia (utilizada noutros tipos de produtos e com um procedimento distinto) é uma técnica com um custo relativamente baixo, por isso é perfeita para poder imprimir o logotipo numa grande quantidade de brindes personalizados para empresas, podendo assim chegar a mais pessoas e dar uma grande visibilidade à marca.
  • Boa relação qualidade-preço: o facto de ser uma técnica de impressão barata não significa que seja de baixa qualidade. A serigrafia permite adquirir uma boa quantidade de artigos de merchandising a preços muito razoáveis, e não por isso a impressão se apaga com duas lavagens. Por isso, é um dos métodos de personalização mais recomendadas.
  • Logotipos de até 4 cores: este método de marcação não se limita a uma única cor, permitindo imprimir desenhos com até quatro cores diferentes, o que é ideal para empresas cuja imagem de marca inclui diversos tons. Se, por outro lado, for necessária uma imagem mais complexa, é recomendável usar a transferência.
  • Durável: ao lado dos dois primeiros pontos, esta é outra das principais vantagens da serigrafia. Os sacos, canecas e outros produtos personalizados com esta técnica podem ser usados regularmente no dia a dia e ser lavados. Obviamente, não apresentam a mesma resistência da técnica de sublimação, mas não se deterioram com a primeira lavagem.

 ·  Tipos de serigrafia

Serigrafia manual ou artesanal

Conforme mencionado acima, é uma pessoa quem se encarrega de executar todo o processo, e não uma máquina. O operário coloca a malha com o desenho que se deseja imprimir sobre o produto, de maneira perfeita para que a impressão não tenha defeitos, aplica a tinta correspondente e pressiona sobre o artigo para que esta se fixe corretamente.

Pode ser necessário colocar tinta novamente, mas em qualquer caso, o artigo agora está pronto para ser colocado na área de secagem.

serigrafia manual

Serigrafia automática

Basicamente, são executados exatamente os mesmos passos do método anterior, com a diferença de que a tinta é aplicada por uma máquina. Neste caso, o operário só é responsável por colocar o produto publicitário correspondente e de o retirar após a estampagem.

Em seguida, este é colocado na área de secagem apropriada, sendo que para alguns produtos pode ser necessário um secador especial.

Serigrafia plana

Tanto se a técnica é executada à mão ou de forma automática, há dois tipos adicionais de serigrafia. Neste caso, como o próprio nome sugere, a serigrafia é usada sobre uma superfície plana e é particularmente indicada para artigos como t-shirts, sacos de tecido personalizados, bolsas de higiene pessoal ou pastas.

O procedimento é o descrito acima. Mas a serigrafia plana só será utilizada em objetos que possam ser colocados da maneira indicada para este tipo de impressão.

Serigrafia circular

Ao contrário da anterior, a serigrafia circular é mais utilizada para personalizar garrafas de água, canecas e outros artigos de merchandising que tenham uma forma circular e que, portanto, não podem ser colocados numa superfície plana, para aplicar a malha com a sua tinta.

Neste caso, o objeto é colocado numa pequena estrutura que o mantém imóvel, a malha desce e a máquina desliza sobre o artigo, para que a tinta seja aplicada de forma circular.

E aqui terminamos a nossa explicação sobre como funciona a serigrafia. Já sabia como funcionava esta técnica de impressão? Já assistiu à execução deste método de personalização ou comprou brindes com o logotipo impresso usando esta técnica? Deixe-nos um comentário!

Publicado em Curiosidades e etiquetado brindes, personalização.
Partilhar
←  Seguinte6 sugestões de presentes promocionais para farmácias
Anterior  →O que é o doming ou gota de resina? Saiba mais sobre esta técnica de personalização

Sobre nós

A Giftcampaign s.l. é a empresa líder no mercado português na venda online de brindes de empresa e artigos publicitários. No nosso catálogo de brindes promocionais encontrará todo o tipo de artigos que podem ser facilmente personalizados com o logotipo da sua empresa, já que dispomos de uma ampla gama de produtos promocionais ao melhor preço.

Os artigos publicitários mais vendidos

  • Sacos de algodão personalizados
  • Mochilas de cordas personalizadas
  • Memórias usb personalizadas
  • Canetas publicitárias
  • Cadernos Personalizados
  • Guarda-chuvas publicitários
  • Lanyards personalizados

Artigos recentes

  • Ainda não conhece a diferença entre vidro e cristal?
  • Certificado GRS: o que é e porque é importante obtê-lo
  • Importância do IVA intracomunitário ao comprar na Gift Campaign
  • Como limpar a garrafa reutilizável para utilização diária?
  • O que é e quanto custa a rotatividade de funcionários numa empresa?

Artigos em destaque

  • Em que consiste um Welcome Pack?
  • Canetas personalizadas: é melhor usar tinta preta ou azul?
  • História do guarda-chuva
  • As razões pelas quais não deveríamos deixar de escrever à mão
  • O que é o tritan? Saiba tudo sobre este plástico presente em recipientes

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Curiosidades
  • Mercado Publicitário
  • Notícias
  • Novidades
  • Recursos Humanos
  • Tendências

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


  • © 2025 Gift Campaign S.L. Todos os direitos reservados.
  • Ir à loja online da Giftcampaign.pt