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Guia e dicas sobre o logotipo: formato, importância, tipos de impressão…

Por Gift Campaign no dia 18 Agosto 2021
dicas para criar um bom logotipo

Quando falamos de merchandising para empresas, o logotipo é um dos elementos imprescindíveis a considerar na seleção e preparação destes produtos publicitários. Escolher a técnica de impressão adequada, tendo em conta as características da imagem da marca, é muito importante. E também é fundamental que esta combine à perfeição com a cor da superfície impressa ou gravada, para que o logo obtenha a visibilidade desejada, obtendo um resultado global harmonioso e coerente com o estilo corporativo da empresa.

O logotipo é um elemento gráfico que normalmente se relaciona com uma marca desde a sua criação, e que a acompanhará ao longo do tempo. Por isso, neste artigo vamos explicar quais os fatores fundamentais a ter em conta no momento da sua elaboração, para que consiga obter um logotipo que represente a imagem da empresa que deseja transmitir e que, além disso, possa ser usado para fazer brindes úteis e eficazes.

 ·  O que é um logotipo?

O logotipo é elemento gráfico ou símbolo que identifica uma empresa, um autor, um artigo, um serviço, uma câmara municipal ou qualquer outra entidade. Existem desde que determinados artistas, ferreiros ou artesãos decidiram assinar as suas obras com um símbolo que os tornasse únicos, e que permitisse distinguir os seus trabalhos, para que a sua autoria fosse facilmente reconhecida. Ao longo dos séculos, estes ícones evoluíram e passaram a ser utilizados também por órgãos públicos ou empresas.

E na atualidade já existem vários tipos de logos ou símbolos que são usados pelas marcas:

Isotipo ou símbolo: quando se utiliza apenas um símbolo que facilmente represente a marca.

exemplos de isotipos

Logotipo: só se utiliza texto para identificar a empresa. Normalmente, utilizamos esta denominação para referir-nos a qualquer elemento gráfico que representa uma marca, mas, na realidade, logotipo significa palavra.

exemplos de logotipos

Imagotipo: combinação de texto e imagens. Também é possível encontrar estes elementos separadamente, uma vez que são reconhecidos igualmente quando se trata de marcas influentes.

exemplos de imagotipos

Isologo: quando a combinação da imagem e texto é indissociável. Seja pela combinação de cores, ou porque a entidade não seria reconhecida sem todos os elementos, ao contrário do que acontece com o imagotipo.

exemplos de isologos

Embora se possam diferenciar estes quatro conceitos, por conveniência e comodidade, a palavra logotipo é a mais utilizada no mundo do Marketing para os abranger a todos.

Porque é que todas as empresas devem ter um logotipo?

Em muitos casos, o logotipo é a primeira forma de contacto da pessoa ou cliente com a organização. Seja porque viu um brinde publicitário da marca anteriormente, com o logo impresso, seja porque visitou o estabelecimento ou viu um anúncio que lhe chamou a atenção.

Portanto, se a primeira impressão que um potencial cliente vai receber de uma empresa se realiza através do logotipo, este deve representar o estilo e valores da empresa com a máxima precisão possível. O uso de cores, o tipo de letra (se houver) e os elementos integrados devem refletir a mensagem que se deseja transmitir. Portanto, o desenho do mesmo é algo que deve ser muito bem pensado antes de lançar a empresa.

 ·  Como criar um logotipo?

Em primeiro lugar, recomendamos que entre em contacto com um profissional (habitualmente um designer gráfico) que possa captar e transmitir com eficácia as ideias que tem em mente. Desta forma, este especialista poderá fazer diferentes esboços e aconselhá-lo, até chegar ao resultado final desejado. Ainda assim, com este artigo queremos fornecer-lhe algumas dicas básicas para o ajudar, de alguma forma, a superar esta fase tão importante no lançamento e criação de uma marca.

É aconselhável que o logotipo seja simples. Desta forma, será recordado com maior facilidade (exemplos clássicos: Nike ou McDonalds). Mas isto não significa que as marcas devam optar sempre por um isotipo ou que este deva ser obrigatório. Talvez o seu objetivo seja causar um grande impacto, usando um design complexo e espetacular, e essa opção também é válida.

Depois, tenha em conta a versatilidade do logo. Este aspeto é muito importante no âmbito dos brindes publicitários dado que a imagem pode caber perfeitamente numa caneca ou em t-shirts estampadas, mas ficar completamente ilegível em canetas publicitárias, por exemplo. Tente encontrar uma imagem que lhe ofereça distintas possibilidades, seja separando os elementos (como acontece com o imagotipo) ou usando um logo que possa ser disposto horizontal ou verticalmente, dependendo da superfície ou do artigo de promoção escolhido.

A escolha das cores corporativas. Cada cor transmite uma mensagem sobre a marca: o vermelho normalmente está associado a sentimentos como a alegria e a paixão (sendo muito utilizado no setor gastronómico, por exemplo), o amarelo à prosperidade, o azul a sensações de tranquilidade e segurança, o verde para conhecimento, o preto a formalidade e luxo, etc. Por isso, a seleção das cores é outro dos passos que exige um extremo cuidado e atenção.

aspetos a ter em conta para criar um bom logotipo

As formas geométricas também desempenham um papel de relevo. Os quadrados indicam ordem e equilíbrio (algo que o ser humano normalmente valoriza muito), os círculos transmitem força, os triângulos força… Mas a forma como estão desenhados também importa. Com isto referimo-nos ao tipo de linha utilizado, por exemplo. As curvas dão proximidade à organização, as linhas verticais são mais agressivas, as horizontais proporcionam tranquilidade, as diagonais transmitem mais emoção (são um ponto intermediário entre as duas anteriores). E outros aspetos poderiam ser considerados neste ponto, mas não queremos alongar-nos mais.

Mas, que acontece se já escolhi o logotipo e vejo que me enganei e que não é eficaz? Ainda é possível mudar? A resposta é sim, mas tudo depende do impacto da marca e do tipo de modificação que deseja realizar, dado que os consumidores precisam de tempo para integrar o novo design. E quanto maior for a alteração, mais demorado será este processo. Um bom exemplo disso é o da McDonald’s. Talvez ainda se lembre que a imagem da empresa estava associada ao vermelho (e em alguns países ainda é assim), mas que, durante anos, mudou para um fundo verde. Com esta mudança, a marca queria adotar um posicionamento mais saudável e eco-friendly.

 ·  Impressão da imagem da marca

Por último, entramos na secção mais relacionada com o merchandising corporativo. Existem várias técnicas para poder imprimir o logotipo, dependendo da área de marcação, do tipo de superfície (cerâmica, têxtil, metal, vidro, plástico, etc), da sua forma (arredondada, plana, quadrada) e, claro, das características do logotipo, bem como do efeito visual pretendido.

Neste artigo mencionaremos os métodos de personalização mais comuns, para que tenha uma ideia de como funcionam, mas é importante consultar sempre a informação de cada produto para ver quais as opções disponíveis, ou contactar diretamente nossos agentes de Apoio ao Cliente, que o poderão aconselhar sobre a melhor técnica a utilizar em cada caso.

Tampografia: é uma das mais básicas e baratas. Consiste na utilização de uma espécie de carimbo (um para cada cor de tinta) que é aplicado diretamente na superfície. É versátil, mas tem a desvantagem de ser menos resistente e duradoura.

Serigrafia: junto com a tampografia, é uma das técnicas mais populares. Neste caso, é utilizada uma malha em tensão para a aplicação das tintas. Também é barata e fácil de implementar.

Gravação a laser: recomendada particularmente para brindes de madeira e metal. Consiste na utilização de um raio laser para integrar diretamente o logotipo na superfície do produto. O resultado é mais formal e sóbrio, atraindo menos a atenção, mas é muito mais difícil de deteriorar.

Impressão full color: como o nome sugere, é ideal para imprimir logotipos mais complexos e com tonalidades variadas, permitindo obter resultados apelativos e originais, que dão grande visibilidade às marcas.

Sublimação: com esta técnica, transfere-se uma imagem a partir de um papel especial para um material específico por meio de calor, sendo assim incorporada ao produto. É uma das técnicas mais usadas em canecas, por exemplo, dado que é adequada para a máquina de lavar a louça.

Doming ou gota de resina: consiste na impressão de um logotipo para, posteriormente, adicionar uma gota de resina por cima. Assim, consegue-se maior proteção e um maior impacto visual do mesmo.

Esperamos que este guia tenha sido útil para sua marca. Se tiver alguma dúvida sobre os melhores brindes promocionais a utilizar, tendo em conta as características do seu logotipo, não hesite em contactar-nos. Da mesma forma, não hesite em deixar-nos um comentário para explicar a sua experiência na criação do logo da sua empresa, ou para dar recomendações ou conselhos a outros leitores que estejam a passar agora por esse processo.

Publicado em Curiosidades e etiquetado brindes, marketing, personalização.
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