
Todas as empresas e organizações querem otimizar ao máximo os seus orçamentos para ter uma ação o mais barata possível, mas que tenha a máxima eficácia. Embora possa parecer que tornar a marca conhecida seja algo caro e adequado apenas para grandes empresas, na verdade não é bem assim, pois nem tudo é televisão ou propagandas massivas na internet.
Existem várias formas de publicidade económicas, para que entidades mais pequenas possam atingir o seu público sem precisarem de fazer um grande investimento. Neste post vamos dar algumas dicas para poder focar melhor essa comunicação e, além disso, vamos explicar algumas ações específicas que podem ter um preço baixo.
· Conselhos para uma melhor publicidade:
1- Segmente bem o seu público: Ou seja, identifique exatamente para quem quer direcionar a campanha. A frase de “a quanto mais melhor” não é válida no marketing, pois existem milhares de perfis de consumidores diferentes e todos com características diferentes. É provável que existam vários tipos de usuários no seu negócio e que eles não compartilhem nada em comum. A ideia inicial é identificar o mais importante. Desta forma, se pretender realizar apenas uma única ação promocional, poderá determinar o perfil que mais se destaca e, se pretender realizar várias, terá informação sobre cada uma delas. É essencial adaptar-se a cada um deles, caso contrário não fará a abordagem mais eficaz.
2- Não aposte apenas numa única grande campanha: É muito tentador pensar que fazer algo grande é o mais eficaz, pois quanto mais investe, mais pode ganhar. Isso pode ser um erro, como já referimos acima, se não estiver bem concentrando. Por este motivo, pode ser uma boa ideia realizar várias ações pequenas (sejam elas dirigidas para o mesmo público ou não), com diferentes variações, para verificar que fatores têm melhor valorização. Desta forma, na próxima vez será mais fácil alcançar um resultado mais ideal.
3- Procure e compare: Antes de se lançar no planeamento e desenvolvimento da publicidade, é importante fazer uma análise prévia. Para fazer isso, pode pesquisar exemplos de outras campanhas semelhantes. É muito provável que os dados sobre o impacto não estejam disponíveis, mas servirão para refletir se é realmente isso que o público deseja.
4- Consulte um especialista: Se esta possibilidade estiver disponível, é aconselhável consultar uma agência de marketing que possa aconselhá-lo. Se o orçamento for baixo, pelo menos pode contar com essas informações de como a ação comunicativa deve ser direcionada, para que seja muito mais fácil acertar.
· Formas baratas de publicidade:
Anúncios locais
Ideal para aquelas empresas que estão localizadas em um concelho específico. Apesar da interconectividade proporcionada pela internet, há muito potencial nas ações locais. Uma empresa de uma cidade ou vila específica, tanto pode oferecer os seus serviços on-line para toda a região ou apenas localmente, pode potenciar esta parte.

Dar-se a conhecer entre os cidadãos é muito mais barato do que lançar grandes campanhas dirigidas a um país inteiro ou a um conselho. E é que existem jornais e rádios com audiências apenas dirigidas ao município em particular. Sendo um meio de comunicação menor, é mais fácil oferecerem publicidade barata. Claro que tudo também vai depender da opção escolhida já que, mesmo que opte por uma revista, por exemplo, o preço pode variar muito dependendo se desejar aparecer na capa ou em uma pequena seção.
Conteúdo inbound
Está muito na moda falar de blogs e redes sociais, mas, na verdade, não deve abrir uma conta em todas as plataformas disponíveis só porque é uma tendência. Antes de tudo, devemos seguir a dica número 3 (procurar e comparar), para saber o que pode funcionar e o que não funciona. Logo, deve reflexionar sobre se pode agregar algo de valor ao público-alvo. Então, é aí que precisa começar a preparar o conteúdo inbound.
O que é conteúdo inbound? Qualquer coisa que sirva para atrair os usuários de forma natural, ou seja, que eles nos encontrem em vez de interromper a sua atividade para colocar um anúncio, por exemplo. Para isso, devemos pensar em qualquer necessidade que os potenciais clientes possam ter (e não só de produtos, mas de informação) e fornecer a solução nos locais onde estamos presentes. Se a marca for cosmética, por exemplo, pode ser uma boa ideia oferecer conselhos sobre os cuidados a ter com a pele, respostas de especialistas para dúvidas ou fatores determinantes para a escolha de um tipo de creme.
Se, além disso, dispõe de margem de manobra, é possível contratar os serviços de editores especializados que possam fornecer conteúdo valioso. Deixamos-lhe alguns exemplos de conteúdos inbound, caso possam ser úteis na sua estratégia.
Brindes publicitários
O merchandising promocional é uma forma de publicidade económica? Sim! Obviamente, podemos pensar em campanhas massivas nas quais existem milhares de detalhes (como em um evento massivo), mas existem opções para todos os orçamentos.

Canetas, porta-chaves, sacos, pulseiras, canecas e até t-shirts são opções que podem encontrar a um preço baixo e em menor quantidade, para que possam ser direcionadas a um público específico. Além disso, ao usar ou transportar esses objetos, a marca ficará exposta a terceiros, facilitando a divulgação da organização.
Desta forma, convidamos-lhe a consultar as nossas ideias de brindes para fidelizar clientes, para que tenha as opções que melhor se adequam a eles.
Sorteios
Junto ao anterior (caso seja utilizado merchandising personalizado para isso), uma forma muito popular de divulgação da marca nas redes sociais é a realização de sorteios. Se tem produtos para dar de presente que são valorizados pelo público, será fácil para eles, mesmo que o seu único interesse seja obter o artigo, logo acompanham a atividade da empresa e se dirijam a ela cado necessitem.
Propaganda boca a boca
A mais “económico” de todas e a mais difícil, mas uma das mais eficazes. Quantas vezes decidimos ir a um restaurante porque um amigo nos recomendou? Se oferecer um bom produto e um bom atendimento, o cliente provavelmente recomendará a amigos e familiares que possam se interessar. Isso é o que se conhece como boca a boca. Não é necessário fazer um investimento direto para isso, mas é preciso cuidar de muitos detalhes.

Estas foram as nossas recomendações sobre publicidade económica. O fundamental é, independentemente do que utilizar, conhecer bem o seu público para fazer a melhor escolha. Claro que, se optar por fazer algum detalhe, recomendamos que consulte o nosso catálogo de brindes publicitários.
A sua empresa já utilizou alguma dessas alternativas? Há alguma coisa adicional que gostaria de mencionar? Deixe-nos os seus comentários na parte inferior!