
As mochilas estão diretamente relacionadas com a mobilidade dos seres humanos, e com a sua necessidade de transportar objetos de um lugar a outro. E se praticamente se poderia identificar a sua origem na pré-história, quando o homem tinha que carregar comida, ferramentas ou outros bens básicos para sobreviver, foi no século XVIII que estes acessórios se popularizaram, principalmente para transportar material bélico em períodos de guerra.
Com o passar dos anos, muitas coisas mudaram. E as mochilas personalizadas que se utilizam hoje em dia pouco têm a ver com esses sacos rústicos de lona ou feitos com peles de animais, tao pouco práticos e ergonómicos que se usavam no passado. Na atualidade há mochilas numa grande diversidade de formas e tamanhos, feitas com materiais para todos os gostos e orçamentos.

Além disso, a sua utilização estendeu-se a uma grande variedade de âmbitos pessoais e profissionais, e as mochilas converteram-se num acessório que tanto está presente durante uma excursão na natureza ou um evento desportivo, como numa viagem, uma reunião ou uma simples deslocação de casa à escola ou ao trabalho.
Neste artigo vamos centrar-nos exclusivamente nas mochilas personalizadas corporativas, com uma função essencialmente publicitária. E vamos deixar-lhe algumas razões pelas quais deveria incluir estes acessórios tão práticos entre os brindes publicitários que oferece aos seus clientes ou aos elementos da sua equipa, integrado num kit de boas-vindas, por exemplo, como já referíamos neste artigo. Ora veja:
1. As mochilas personalizadas são um artigo muito útil e versátil
Esta é provavelmente uma das principais razões pelas quais as mochilas com o logotipo da empresa são tão bem recebidas, tanto por potenciais clientes como pelos funcionários da empresa. Este é um acessório que pode ser utilizado em diversas situações do dia a dia, para transportar desde um computador portátil a uma garrafa de água ou os acessórios necessários para fazer uma caminhada em segurança.
Além disso, têm a vantagem de poder ser transportadas nas costas, pelo que as mãos ficam livres para qualquer atividade que seja necessária. E muitos modelos de mochilas atuais já incluem uma proteção almofadada nas costas e nas alças, assim como um desenho ergonómico, para garantir o máximo conforto do utilizador.

2. Grande variedade de modelos disponíveis
Atualmente existem tantos modelos de mochilas personalizadas para publicidade, que o mais difícil é mesmo escolher o mais adequado para alcançar os seus objetivos de Marketing. Desde mochilas anti roubo, a modelos executivos para portáteis, passando pelos sacos de cordas em tecido, ou as mochilas infantis para colorir. Como sempre, tudo depende do público-alvo da sua campanha ou do âmbito de atuação da sua empresa.
Vai oferecer mochilas corporativas aos seus funcionários? Então escolha um modelo formal, de qualidade, que lhes permita transportar o portátil e outros acessórios quando têm que viajar ou assistir a um evento profissional. Se, pelo contrário, o seu negócio está integrado no âmbito desportivo ou organiza atividades ao ar livre e na natureza, opte por um modelo mais informal, com um compartimento para garrafas de água ou com elementos refletores, por exemplo.
3. Flexibilidade de personalização
Outra vantagem das mochilas como brinde publicitário são as possibilidades que oferecem em termos de personalização com o logotipo da marca. Ao tratar-se de objetos grandes, normalmente incluem áreas de impressão com uma superfície considerável, o que permite às empresas alcançar uma ampla visibilidade.

Além disso, dependendo do material com o qual são fabricadas, permitem a utilização de distintas técnicas de marcação. Mas este aspeto deverá ser sempre avaliado tendo em conta as características do logo ou imagem que se pretende imprimir (número de cores, tamanho, complexidade, etc), ou do orçamento que temos disponível.
Uma das técnicas mais baratas, mas também das mais versáteis, é a serigrafia, que permite a impressão a várias cores. Mas também é possível optar pela impressão digital, a sublimação ou a transferência digital ou por serigrafia. Caso deseje obter um resultado mais elegante e duradouro, sem dúvida o bordado é a técnica a escolher.
4. Eficácia publicitária das mochilas personalizadas
Já mencionámos antes que as mochilas são um acessório que se usa regularmente no dia a dia. E isto, por si só, já uma garantia de êxito para as empresas que as oferecem. Porquê? Porque os utilizadores vão ter sempre presente a marca que as ofereceu, e provavelmente recordarão mais rápido essa marca que qualquer outra no momento de comprar um determinado produto.
Além disso, os portadores das mochilas personalizadas acabarão por atuar como embaixadores da empresa, transportando o seu logotipo por lugares tão movimentados como as estações de metro, as ruas da cidade ou congressos e feiras profissionais. Quer melhor?
No caso de as integrar num kit de boas-vindas para funcionários, vai alimentar um sentimento de integração e pertença à equipa, que é muito recomendável no processo de motivação e retenção de talento.

5. Um acessório que está na moda
Por último, é importante mencionar que há mochilas que foram concebidas para encaixar praticamente com quaisquer gostos e estilos. É muito habitual ver a jovens com mochilas tipo saco de tecido pelas ruas ou em festivais. E praticamente qualquer executivo tem uma mochila para transportar o portátil ou para viagens de negócios, que combina à perfeição com o traje mais formal.
Além disso, existem modelos numa infinidade de cores e materiais, pelo que, independentemente do público-alvo ao qual se dirige, certamente encontrará uma mochila adequada para esse nicho de mercado.
E então, ficou convencido da utilidade e eficácia das mochilas personalizadas como brinde publicitário? Se ainda tiver dúvidas, não hesite em deixar-nos um comentário e teremos todo o prazer em responder e apresentar-lhe as nossas sugestões.