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UM BRINDE SUSTENTÁVEL: FORTALEÇA O COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Materiais sustentáveis para o merchandising verde
A cada atualização do nosso catálogo incluímos progressivamente mais gadgets ecológicos para oferecer mais alternativas de publicidade sustentável.
A principal diferença entre um brinde ecológico e outro que não o seja está no material de fabrico do produto. Este fator afeta diretamente a sua reciclabilidade, reutilização e, consequentemente, a sua sustentabilidade. Seguem-se alguns dos mais utilizados no setor:
- Madeira: é natural e biodegradável. Além disso, apresenta elevada resistência sem perder a elegância das peças. É frequentemente usada para transmitir valores como tradição ou cuidado.
- Palha de trigo: trata-se de um subproduto da colheita do cereal que, em vez de ser eliminado, é reutilizado como matéria-prima para fabricar produtos com um aspeto natural, leve e biodegradável. Ideal para campanhas eco-friendly.
- Cortiça natural: como pode ser colhida sem necessidade de abater a árvore, a cortiça transforma-se num recurso renovável de baixo impacto ambiental. Destaca-se por ser biodegradável, reciclável, leve, resistente e um excelente isolante térmico e acústico.
- Bambu: é a alternativa ecológica perfeita à madeira ou ao plástico, já que é uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo e com cultivo livre de pesticidas e fertilizantes. Com uma estética elegante e sólida, os produtos fabricados em bambu oferecem elevada durabilidade.
- Algodão orgânico: cultivado sem pesticidas nem fertilizantes químicos, costuma ter origem em processos de produção mais éticos. É também hipoalergénico e associado a práticas justas e certificadas por entidades acreditadas.
- RPET: obtido a partir de garrafas de plástico recicladas, evita que acabem em aterros ou oceanos. Assim, reduz a produção de plástico virgem, oferece o mesmo desempenho do PET tradicional e continua a ser reutilizável, leve e resistente.
- Papel de pedra: fabricado a partir de carbonato de cálcio (pedra calcária) e uma quantidade mínima de resina não tóxica, não necessita de água nem de cloro para a sua produção. É utilizado na criação de cadernos e blocos sem recurso ao abate de árvores. Totalmente livre de celulose, é resistente à água e a rasgões, mantendo uma textura suave e uma escrita fluída.
O que torna um produto num artigo 100% ecológico?
Os artigos verdadeiramente ecológicos vão além da utilização de materiais de fabrico sustentáveis. Existem outros fatores que influenciam o impacto ambiental de cada produto.
Por um lado, devem ter um processo de fabrico responsável. Ou seja, serem produzidos com métodos eficientes, de baixo consumo energético e mínimas emissões poluentes.
Por outro lado, é importante que sejam apresentados em embalagens recicláveis, biodegradáveis ou mesmo sem embalagem.
Finalmente, é essencial que os artigos sejam duradouros e de qualidade, já que quanto mais tempo forem utilizados, menor será a necessidade de substituição e mais longa será a sua vida útil. Além disso, um bom produto ecológico é aquele que, uma vez inutilizável, possa ser reciclado facilmente ou decompor-se sem prejudicar o ambiente.

Acreditar o compromisso: certificações em brindes ecológicos
Não basta que um produto pareça sustentável ou que seja rotulado como tal: o que realmente importa é que o seja. É aqui que entram em jogo as certificações sustentáveis, criadas para garantir que os materiais, processos e condições de produção cumprem com normas ambientais e sociais.
Na coleção, encontram-se artigos ecológicos com diferentes certificados. Eis o que cada um deles comprova:
- GOTS: um padrão internacional para produtos têxteis elaborados com fibras orgânicas que garante que o produto contém pelo menos 70% de fibras têxteis orgânicas e foi produzido em conformidade com normas ambientais, sociais e de direitos laborais.
- GRS: aplica-se a produtos têxteis feitos de materiais reciclados. Promove a utilização responsável dos recursos, assegura a rastreabilidade e garante transparência em toda a cadeia de fornecimento.
- RCS: define os requisitos para a rastreabilidade e verificação de materiais reciclados utilizados na produção de produtos têxteis. Além disso, o RCS criou também o Aware™, um sistema destinado a rastrear o percurso das garrafas recicladas.
- FSC: é uma norma internacional para a gestão florestal responsável. Ter esta certificação significa que a madeira utilizada provém de florestas onde a biodiversidade é preservada.
- OEKO-TEX: garante que os produtos têxteis foram analisados e estão livres de substâncias nocivas para a saúde humana. Quando um artigo possui este selo, significa que cada componente foi submetido a rigorosos controlos.
- Fairtrade: também conhecido como comércio justo, é um movimento global que promove condições comerciais justas e éticas para pequenos produtores em países em desenvolvimento. O seu objetivo é reduzir a pobreza, melhorar as condições de vida das comunidades produtoras e promover a sustentabilidade.
- Cradle to Cradle: tem como objetivo criar uma economia circular sustentável através de designs que, no final da sua vida útil, possam ser totalmente reutilizados para dar origem a novos produtos ou eliminados de forma segura, sem gerar resíduos poluentes.
Tecnologia e têxtil: duas tendências ecológicas em crescimento
A sustentabilidade deixou de ser uma opção para se tornar no motor da inovação em indústrias tão diversas como a tecnologia ou a moda, reinventando-se para reduzir a sua pegada de carbono.
O setor tecnológico, por sua vez, começou a abandonar os plásticos virgens para apostar em gadgets e capas fabricados com plásticos reciclados ou alumínio de baixo impacto. Tornam-se também cada vez mais comuns os acessórios fabricados com madeira proveniente de explorações florestais sustentáveis (FSC).
Ao mesmo tempo, o setor da moda centra a sua inovação na criação de tecidos respeitadores do planeta desde a sua origem até ao fim da sua vida útil. Desta forma, pretende deixar de ser uma das indústrias mais poluentes do mundo. Concretamente, existem duas tendências-chave: o algodão orgânico, cultivado sem pesticidas nem fertilizantes químicos tóxicos, para proteger a terra, os animais e os agricultores; e os tecidos reciclados ou rPET, um material que aposta na economia circular, permitindo criar novas peças de vestuário a partir de garrafas de plástico recicladas.

Porque colocar a ecologia no centro da estratégia?
Num contexto em que os consumidores são cada vez mais exigentes relativamente aos valores das marcas, transformar a sustentabilidade num pilar essencial da organização pode ser determinante para o sucesso a longo prazo da empresa. A adoção de práticas responsáveis não só protege o planeta, como também reforça a reputação da marca, fideliza clientes e acrescenta valor diferenciador em relação à concorrência.
Assim, a incorporação de brindes ecológicos no merchandising reforça a imagem de marca, transmitindo coerência e responsabilidade com valores cada vez mais procurados. Além disso, ajuda a criar uma ligação mais pessoal com o público, baseada em ações concretas e não apenas em palavras.
Nesta mesma linha, demonstrar compromisso ecológico também amplia as possibilidades na criação de relações com parceiros comerciais e colaboradores, já que é cada vez mais comum que as empresas procurem associar-se apenas a companhias que adotem práticas responsáveis.
Outra vantagem de apostar neste tipo de produtos é a possibilidade de antecipar as normativas sustentáveis cada vez mais frequentes. De facto, já existem regulamentos que limitam o uso de plásticos descartáveis na Europa. Assim, ter em conta este fator posiciona a marca como inovadora, adaptada e preparada para o futuro.
Finalmente, as empresas eco-responsáveis destinam parte dos seus esforços a reduzir a sua pegada de carbono, ou seja, a quantidade de emissões de gases prejudiciais para o ambiente gerados ao longo de toda a cadeia de produção.
Transformar o merchandising numa verdadeira experiência sustentável
Se os brindes corporativos já fazem parte da estratégia de comunicação, o passo seguinte é apostar em produtos que transmitam os valores e identidade da empresa. Nada está mais em evidência e é mais relevante para os clientes atuais do que a sustentabilidade e os valores ecológicos.
A Gift Campaign pretende ajudar a gerar emoções positivas em algumas das ocasiões em que é mais comum oferecer brindes. Eis algumas sugestões:
- Kits de boas-vindas: as t-shirts, bonés ou sacos reutilizáveis funcionam muito bem. Transmitem proximidade e responsabilidade desde o primeiro dia. Além disso, estes brindes podem ser acompanhados por produtos úteis no ambiente de trabalho, como canetas de palha de trigo ou cadernos ecológicos e reciclados.
- Como oferta em feiras e eventos: nestes casos, a leveza e o preço são fatores determinantes, mas sempre transmitindo uma imagem de marca sustentável e comprometida. Por isso, as pendrive de madeira ou os lanyards fabricados em RPET, algodão orgânico ou fibra de bambu chamam a atenção dos clientes e visitantes.
- Brindes premium para Natal ou reconhecimentos: o segredo para o sucesso deste tipo de presentes está em escolher artigos que transmitam durabilidade, qualidade e até profissionalismo. Alguns exemplos são as garrafas eco, úteis em qualquer contexto; ou colunas de som fabricadas com materiais sustentáveis.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MERCHANDISING ECOLÓGICO
Que brindes promocionais ecológicos têm à venda?
Nesta secção encontrará todo o tipo de opções para oferecer aos seus clientes, colaboradores, participantes num evento... Primeiro, temos artigos como as usb madeira personalizada ou as canetas corporativas, sendo estas últimas também feitas de bambu, cartão, papel... De igual modo, encontrará alternativas de cadernos feitos com materiais semelhantes aos anteriores, incluindo, nalguns casos, uma caneta. Tampouco faltam as canecas (copos e térmicas), as garrafas, os termos ou as lancheiras para levar diariamente. Finalmente, verá alguns guarda-chuvas, sacos e vasos personalizados com distintos formatos que poderá personalizar.
Porquê comprar brindes para empresas?
Os brindes empresariais ecológicos são uma magnífica maneira de chegar ao seu público, quer se trate de clientes habituais como de alguns novos. Por um lado, mantêm-se todas as vantagens dos brindes publicitários: o sentimento de agradecimento, o gerar da visibilidade da marca, a melhoria da imagem... Contudo, além disso, convém ter em conta a mensagem que se transmitirá com os mesmos. Caso optar por escolher brindes corporativos sustentáveis, transmitir-se-á a firme intenção de cuidar mais do planeta utilizando processos e recursos que gerem um menor impacto, propiciando um maior respeito pelo meio ambiente.
Como se personalizam estas lembranças?
O merchandising ecológico utiliza diversos materiais no seu fabrico, dependendo do produto publicitário escolhido: madeira, fibra de bambu, cascas de café, rPET, algodão amido de milho... No entanto, as opções habituais de personalização do logótipo continuam intactas, permitindo igualmente criar um brinde empresarial sustentável, atrativo e que gere notoriedade. Poderá ver que incluímos opções como a tampografia ou a serigrafia para fazer com que os seus desenhos sejam exibidos a uma ou várias cores. Também verá que a gravação a laser é comum em muitos dos brindes. Consulte em cada página a marcação disponível para a sua escolha.
O que faço com um artigo no fim da sua vida útil?
Se o artigo ainda funcionar, considere doá-lo a alguma organização benéfica que possa dar uma segunda vida a este produto. Caso não o seja possível aproveitar, o ideal será reciclar os elementos que sejam recicláveis e leve os que necessitarem de processamento especial (como é o caso dos gadgets) a um ponto de recolha habilitado pelo seu município.
Quais as vantagens em oferecer merchandising sustentável?
Este tipo de brinde contribui para cuidar do meio ambiente e promover práticas mais sustentáveis visto que pode cumprir uma ou várias destas características: pode ser reciclável ou biodegradável, produzido de forma responsável, feito de materiais reciclados... Além disso, graças a eles reduz-se a quantidade de resíduos gerados, pois são produtos reutilizáveis e que depois podem ser processados para usar alguns componentes noutro fabrico. Reduz-se o consumo e o desperdício de materiais como o plástico. Finalmente, também são uma boa maneira de consciencializar a sociedade para criar uma cultura mais focada no cuidado do planeta.
Como posso saber se um brinde é ecológico?
O material é crucial quanto a este fator visto que, se for biodegradável, reciclável, reciclado ou orgânico, contar-se-á com uma alternativa mas respeitadora do meio ambiente. Depois, o elemento-chave do visual está na certificação que possuir, já que as organizações internacionais que as estabelecem são a garantia de que este brinde é ecológico.